Ação envolveu mais de 60 agentes na manhã desta segunda-feira
A revista geral deflagrada na manhã desta segunda-feira (11), no Presídio de Santa Cruz do Sul, já contabilizou os resultados. Nas galerias B e C, onde estão detitos 117 apenados, foram apreendidos 104 aparelhos celulares, cinco chips avulsos, 121 baterias e 55 carregadores de bateria de celular, uma bucha de cocaína, 11 tabletes de maconha, um cigarro de maconha, 236 petecas de maconha e quatro facas artesanais. A ação integrou a operação Pulso Firme, com o intuito de desarticular lideranças do crime, além de manter a ordem nos estabelecimentos prisionais.
Participaram da ação, entre às 6h30min e 10 horas da manhã desta segunda, 26 agentes do Grupo de Ações Especiais (GAE), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e 36 membros da agência regional de inteligência penitenciária e agentes ligados a 8° região. A coordenação dos trabalhos foi da 8ª Delegacia Penitenciária que tem o comando geral do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe.
Conforme o delegado titular da da 8ª Delegacia Penitenciária, Bruno Pereira, a operação focou na revista das duas galerias que ainda não tinham sido inspecionadas desde a instalação da rede de proteção no pátio do presídio, o que impede a entrada de material ilícito através de arremessos. "Foram apreendidos os materiais ilícitos que já estavam dentro das galerias. Agora, com a tela de proteção, a entrada dos materiais fica mais difícil", pontua Pereira.
O último investimento com instalação de grades de proteção foi no mês de julho. Veja mais: Presídio Regional passa a contar com grades de proteção no pátio das galerias C e D
Para o delegado, todo tipo de material ilícito dentro das galerias causa risco. "Todas as apreensões são importantes. A ideia é que as revistas sejam rotineiras, mas acreditamos que a partir de agora a quantidade de material apreendido seja reduzida", avalia. Apesas das revistas feitas nas visitas aos apenados, o delegado afirma que ainda passam materiais enxertados no corpo dos visitantes. "Infelizmente as pessoas ainda encontram formas de burlar o sistema, mas temos apreendido muitos materiais nas revistas das visitas", esclarece.
Notícias relacionadas
Exames detectam arsênio no marido e no filho de mulher presa por envenenar bolo
Substância estava presente na urina coletada para testes
Homem fica ferido ao cair de telhado no interior de Venâncio Aires
Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado para atendimento médico
Mais de 40 veículos são fiscalizados durante operação da Brigada Militar
Ações foram realizadas na noite dessa sexta-feira
Dois automóveis se envolvem em acidente no Bairro Bela Vista, em Venâncio Aires
Uma mulher ficou ferida e foi encaminhada à UPA