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Projeto avalia desempenho de alunos em Vera Cruz

Publicado em: 11 de setembro de 2017 às 18:19 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:59
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
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    Após acompanhar os resultados do IDEB de 2015, Secretaria de Educação elabora ações para ampliar conhecimento

    Após acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referentes ao ano de 2015, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Vera Cruz vem realizando ações que visam a melhoria da qualidade na rede pública.

    Além dos investimentos em formação, qualificação e valorização dos profissionais de educação, com a oferta de cursos de especialização e atualização, formação continuada nas diversas áreas do conhecimento, na revisão e reorganização do currículo escolar e nos processos avaliativos de aprendizagem, bem como na melhoria da rede escolar no que se refere à infraestrutura, assim como de materiais didáticos para apoio aos estudantes e docentes, a SMED criou o projeto Ler e Aprender Mais, coordenado pelo professor Manfredo Brandt. O projeto tem como objetivo assegurar e ampliar as aprendizagens relativas aos conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

    AS METAS
    As metas de melhoria educacional estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para 2017, tendo como referência o resultado do IDEB de 2015 é de índice 6,3 para alunos do 5º ano e de 5,3 para alunos do 9º ano. Ao analisar os índices das provas realizadas em 2015, o resultado foi de 6,1 para o 5º ano e de 4,3 para o 9º ano. Apesar dos índices estarem abaixo do que se espera para este ano, a Secretaria de Educação entende que é possível desenvolver ações que possam dar retorno  rápido, no sentido de melhorar a educação. 

    Sendo assim, através do projeto Ler e Aprender Mais, espera-se melhorar os resultados da Educação Básica em Vera Cruz, elevar o aproveitamento dos estudantes e os índices educacionais, ainda muito baixos quando comparados aos índices do Brasil e Rio Grande do Sul. 

    O projeto iniciou em março e se estende entre novembro e dezembro, sendo dividido em quatro etapas: a primeira consiste em uma primeira avaliação (Prova Brasil de 2013); a segunda em um simulado. Já a terceira etapa consiste na classificação (sendo eleitas as melhores notas), e encerra com a quarta e última etapa, com o “Duelo do Saber”. Conforme o professor Manfredo, que é quem vem aplicando as provas e acompanhando o desempenho dos alunos, ao todo são 136 jovens de 5º ano e 123 de 9º ano.

    OS SIMULADOS
    O primeiro simulado, foi aplicado pelo professor Manfredo  entre março e junho. Já a segunda etapa ocorreu ao longo do mês de agosto. No dia 31 de agosto pela manhã, o segundo simulado foi aplicado na turma de 5º ano da escola José Pedro Pauli, situada no bairro Imigrante. Para a diretora Denise Kohls, a atividade é positiva. “Ajuda na forma do aluno ver o conteúdo. É uma maneira diferente e um preparatória, mostrando para os alunos que eles não precisam ter medo de fazer prova, a exemplo da avaliação do IDEB”, avalia. “Além disso, através dos resultados poderemos avaliar onde os alunos estão com mais dificuldades e trabalhar em cima disso”, completa.

    Confira a matéria completa na edição desta terça-feira do Jornal Arauto.