Geral

37% dos alunos das Emefs estão com peso inadequado

Publicado em: 11 de setembro de 2017 às 16:43 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:59
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Avaliação foi realizada no primeiro semestre deste ano em 1.053 alunos de oito escolas de Vera Cruz

    No primeiro semestre deste ano, as Secretarias de Educação e de Saúde de Vera Cruz realizaram uma avaliação em oito escolas de ensino fundamental do município para diagnosticar o desenvolvimento dos estudantes. O levantamento revelou que dos 1.053 alunos aferidos, 662 estão com altura e peso adequados. Isso representa 62,86%. No entanto, preocupa o índice dos inadequados. São 391 no total, ou 37,13%. Destes, 195 estão com sobrepeso; 126 são considerados obesos; 36 em obesidade grave; além de 31 estarem com baixo peso e três com magreza. 

    De acordo com as nutricionistas Samia Nassere, da Secretaria de Saúde, e Caroline Ortolan, da Educação, percebe-se nitidamente que à medida em que a criança passa a fazer a maior parte das refeições em casa, há um grave aumento de peso. “Enquanto a refeição é realizada na sua maior totalidade nas EMEIs, conseguimos, com o cardápio, controlar e manter a adequação de peso. Nas escolinhas, o índice positivo chegou a quase 90% este ano”, comentam as profissionais.

    O QUE SERÁ REALIZADO?
    A partir dos dados apurados, começará a ser feito nas EMEFs de Vera Cruz um trabalho de cunho corretivo, enquanto nas EMEIs eles serão preventivos. “Realizaremos no dia 4 de outubro uma roda de conversa com os pais dos alunos (escolas) com sobrepeso e obesidade, mostrando os dados e a preocupação da equipe de saúde e educação do município. Ao mesmo tempo, realizaremos um trabalho de sensibilização e orientação quanto à alimentação em casa”, adiantam Samia e Caroline.

    A matéria completa está na edição do Jornal Arauto desta terça-feira.