Por meio do benefício oferecido para pais de casais heteronormativos e LGBTQIA+, a JTI reforça seu compromisso com todas as famílias
Na Japan Tobacco International (JTI), a paternidade e a maternidade são celebradas com a mesma importância. A empresa, certificada como Great Place to Work Brasil, Top Employeer Global e GES (Global Equality Standard), entende que a presença, tanto da mãe, quanto do pai, na chegada de uma criança, é fundamental para o desenvolvimento emocional e social da família. Por isso, desde 2023, a JTI permite que todos os pais, incluindo casais LGBTQIAP+, desfrutem de uma licença-família de até 140 dias, seja por gravidez, adoção ou barriga solidária. Mesmo quando o casal é formado por dois colaboradores JTI, o benefício pode chegar a até 140 dias com liberdade de escolha. A empresa trabalha fortemente na comunicação e conscientização dos benefícios que isso gera para a família, entendendo que a qualidade de vida de seus colaboradores é essencial.
Em um país onde a legislação prevê apenas cinco dias de licença-paternidade, essa iniciativa não apenas fortalece os laços familiares, mas também contribui para a equidade de gênero no ambiente de trabalho, possibilitando que as mulheres possam manter-se ativas no mercado sem a pressão de serem desligadas após a licença-maternidade. Uma pesquisa realizada pelo portal Empregos.com.br em 2023 revelou que 56% das mulheres foram demitidas ou conhecem alguém que foi desligada após a licença-maternidade. Além disso, quatro em cada dez mulheres relatam discriminação durante processos seletivos ao mencionarem a maternidade.
Nathan Cardoso Santos mora em Santa Cruz do Sul e é pai de Salvatore, um menino de apenas um ano. Com quase sete anos de casa como engenheiro de produção e casado com Ana Catarina, quiropraxista autônoma, Nathan conta como a licença-família transformou sua relação com o filho. “Esse período foi fundamental para criar uma conexão forte com o meu filho. Acredito que é graças a esse tempo que passei em casa que conseguimos desenvolver um vínculo incrível. Estar presente nos primeiros meses é algo que levarei para a vida toda”, afirma.
Graças à política da JTI, Ana Catarina pode contar com um maior apoio e menos preocupações para voltar ao trabalho: “quando o Nathan obteve a licença de quatro meses, tivemos um tempo valioso para ajustar nossa rotina e fortalecer nossa conexão como família. A experiência foi muito diferente da realidade de muitas outras famílias e somos muito gratos por isso.”
De acordo com Daniela Metzger, gerente de Pessoas & Cultura da JTI, esse benefício possibilita que todas as famílias tenham o privilégio de passar mais tempo com seus filhos ou filhas sem ter implicações em suas atividades profissionais. “A nossa licença-família estendida é um reflexo do nosso compromisso com a equidade e o bem-estar dos nossos colaboradores. Entendemos que proporcionar mais tempo com a família não só fortalece os laços familiares, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo”.
Foi o que aconteceu com Thiago Teixeira, gerente de Planejamento Estratégico e PMO da JTI em São Paulo. Com quatro anos de casa, Thiago teve uma experiência transformadora com a licença-família na chegada de Davi, seu segundo filho. “Quando meu primeiro filho, Pedro, nasceu, eu estava em outra empresa e a licença era muito curta. Retornei ao trabalho após um mês, mas a cabeça ficava em casa, o que tornava a adaptação muito mais difícil. Com o Davi, pude aproveitar mais dias em casa, fazendo a minha parte no suporte necessário à minha esposa e ao cuidar do meu filho mais velho também. Essa licença fez toda a diferença na minha vida e no equilíbrio da nossa família”, relata.
Além da licença-família diferenciada, a JTI se destaca pela promoção da Diversidade e Inclusão. Desde 2014, o Comitê formado por colaboradores de diferentes áreas de negócio, trabalha fortemente para transformar em realidade a diversidade e inclusão com foco em três principais eixos: Gênero/LGBTQIAP+, Raças e Pessoas com Deficiência. As lideranças também são desenvolvidas como agentes de mudança e patrocinadores de um ambiente diverso e inclusivo.
Notícias relacionadas

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás

Unisc marca presença na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Vice-reitora e coordenador da Assessoria Internacional participaram da programação

Anatel e Ancine fazem acordo para combater pirataria de filmes e séries
Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais

Prefeitura de Santa Cruz planeja ampliar rede de luz trifásica no interior
Secretaria de Agricultura deseja criar projetos para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores rurais