Geral

Estudo sobre o Bairro Belvedere deve ser apresentado nos próximos dias

Publicado em: 11 de julho de 2024 às 08:39
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    As recentes chuvas saturaram o solo, causando um grande risco de eventos de desmoronamento na região de Santa Cruz

    Um estudo sobre o Bairro Belvedere está prestes a ser concluído e deve ser apresentado nos próximos dias para indicar medidas urgentes para conter os deslizamentos em Santa Cruz do Sul. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana e responsável pela Defesa Civil do município, tenente José Joaquim Dias Barbosa, alertou para a gravidade da situação após as fortes chuvas registradas em maio.

    Segundo o secretário, uma equipe de especialistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou um levantamento de toda a área, para fazer um relatório final indicando quais são as ações que devem ser feitas para minimizar a situação na região.

    Tenente Barbosa destacou também que as encostas são áreas vulneráveis a deslizamentos, e as recentes chuvas saturaram o solo, causando um grande risco de eventos de desmoronamento. “O deslizamento é fatal, porque ele não dá tempo de retirar as pessoas da área onde pode ocorrer o evento, como é o caso do Belvedere. […] Se há qualquer obstáculo à frente, ele vai levar tudo de arrasto, causando mortes”, explicou.

    Devido à previsão de eventos climáticos extremos mais frequentes, o secretário revelou que a Administração Municipal está elaborando programas habitacionais para realocar os moradores de áreas de risco para locais seguros. “Infelizmente, as previsões não são boas. Existe a possibilidade de esses eventos serem mais frequentes”, concluiu Barbosa.