NOVA ESTRUTURA

Santa Cruz deve reduzir para 5% o uso de postes de madeira até 2026

Publicado em: 11 de maio de 2025 às 16:27
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: DIVULGAÇÃO / RGE
    compartilhe essa matéria

    Informação foi revelada pelo consultor de negócios da RGE, Eduardo Döring

    A RGE projeta terminar 2026 com apenas 5% de postes de madeira em sua rede na área urbana de Santa Cruz do Sul. Atualmente, esse percentual é de 95%, considerando postes de média e baixa tensão. A informação foi revelada pelo consultor de negócios da RGE, Eduardo Döring, em entrevista à Arauto News 89,9 FM.

    A previsão é resultado de um investimento recorde na substituição de postes de madeira por estruturas de concreto nos últimos cinco anos. “Um problema que nós tínhamos anteriormente, quando tinha uma ventania ou intervenção até mesmo de vegetais na rede, era mais frequente a queda de postes em virtude do estado de conservação. Hoje, já não é mais uma realidade que a gente enfrenta”, esclareceu.

    A iniciativa teve um impacto significativo na redução das interrupções no fornecimento de energia. O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), indicador que mede a duração média das interrupções, caiu de 17h para 9,70h em cinco anos

    A substituição dos postes de madeira e a alteração de traçados de linha, afastando-os de áreas de cultivo e de mata, também facilitaram o acesso para manutenção e reparos, especialmente em períodos noturnos. “Com isso, a gente está tendo um resultado bastante positivo quanto à falta de energia”, concluiu.

    Leia também