Evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho
Depois do amanhecer nublado, o sol brindou a Feira de Artesanato e Economia Criativa, realizada durante todo o dia de sábado (10), véspera do Dia das Mães.
Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secult), o evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Alex Knak, secretários municipais e comunidade em geral.
A criatividade esteve em alta na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho, com os trabalhos dos artesãos. Na parte da manhã, uma atividade diferenciada fez parte da programação com a participação dos tradicionalistas e a comemoração do Dia do Churrasco e do Chimarrão, que era para ocorrer em 24 de abril, mas choveu naquela ocasião.
Este foi promovido pela Associação Tradicionalista Santa–Cruzense (ATS). O dia também contou com pontos de gastronomia e música para animar ainda mais o público que se fez presente. Conforme o secretário de Cultura, Douglas Albers, o objetivo é fortalecer ainda mais a economia e proporcionar mais visibilidade aos trabalhos realizados pelos artesãos locais.
“Fizemos uma união de dois eventos no sábado, véspera do Dia das Mães. Foi um consenso entre os participantes que a feira ocorresse um dia antes do dia em homenagem às mães”, disse. Cerca de 80 expositores participaram. De acordo com o secretário, o objetivo é de realizar a ação uma vez ao mês.
Participação
Presidente da ATS, Tibicuera Almeida enfatizou que unir o artesanato com o tradicionalismo foi maravilhoso. “Cada vez mais a tradição gaúcha tem que estar incluída em todos os segmentos. Não pode ser reservada apenas ao CTG tem que expandir”, afirmou Almeida.
A artesã Andréia Pereira trabalha com artesanato há mais de 20 anos, inicialmente como hobby. “Esta é a primeira edição da qual participo. Faço artigos em tecidos diferenciados. Participar das feiras para mim é maravilhoso. Significa saúde, pois é uma terapia, me tirou até das medicações”, relatou.
Do Bairro Arroio Grande vieram os artesãos Lúcia Reis e o marido, Jaime Belt, que trabalham com peças em madeira. “Sempre participamos de exposições, inclusive na outra edição. Participar do evento resulta em vendas. A iniciativa deu uma proporção de cidade grande para Santa Cruz do Sul”, declarou Lúcia.
Confira abaixo mais fotos do evento:
Fotos: Ana Souza
Notícias relacionadas

Venâncio Aires conta com Rede Sander de postos de combustíveis
Empreendimento fica na esquina das Ruas Voluntários da Pátria e 1º de Março

Santa Cruz deve reduzir para 5% o uso de postes de madeira até 2026
Informação foi revelada pelo consultor de negócios da RGE, Eduardo Döring

Mais duas tipuanas da Rua Marechal Floriano serão removidas em Santa Cruz
Árvores localizadas em frente ao Colégio Marista São Luís apresentam risco à segurança de pedestres e motoristas

Mais de 80 benefícios do Bolsa Família foram bloqueados em Santa Cruz
Cancelamento faz parte de um levantamento detalhado dos cadastros vinculados ao Cadastro Único