Proposta foi aceita por unanimidade em sessão na noite desta segunda
Os vereadores de Santa Cruz aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que prevê proteção para as mulheres em situação de risco em locais públicos e privados do município. O assunto esteve em pauta durante sessão na noite desta segunda-feira (10). Originalmente, a proposta – denominada Encontro Seguro e apresentada pela vereadora Nicole Weber (PTB) – foi aprovada pelo Legislativo, mas acabou sendo vetada por, segundo a prefeitura, manifestar vício de iniciativa. No entanto, após uma reunião entre a vereadora e a prefeita Helena Hermany, foram realizados alguns ajustes e o projeto pode voltar a Câmara.
Na prática, estabelecimentos como bares, restaurantes, escolas públicas e privadas, cinema, shopping, mercados, lojas comerciais, hotéis/motéis, locais de trabalho – indústria e comércio – e prédios públicos do município – CREAS, CRAS, Secretarias, Postos de Saúde – poderão disponibilizar às mulheres um código – emitido através de um cartaz, cardápio, folhetos, livros – que possa ser compreendido pelos responsáveis como um pedido de ajuda, caso elas estejam em um encontro e se sintam em situação de perigo. O material será elaborado pela Administração Municipal.
Diferente do projeto original, os proprietários não tem a obrigação de aderir à ação e também não serão penalizados se optarem por não participar do movimento. Por outro lado, serão destacados e divulgados os estabelecimentos que adotarem as medidas em seus meios de comunicação institucionais.
Aprovado projeto para auxiliar mulheres em situação de risco em bares e restaurantes de Santa Cruz
Notícias relacionadas

“Cinema com dinheiro do povo”: deputado critica filme do governo Leite sobre enchentes
Valdeci Oliveira vê autopromoção em produção veiculada nos cinemas e cobra responsabilização por suposto uso indevido de recursos públicos

Gabinete Online: iniciativa para recebimento de demandas tem mais de 100 participações
Projeto busca ampliar os meios de comunicação com os eleitores

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores