Você conhece as gerações e, muito especialmente, as características de cada umas delas? Muita coisa pode fazer sentido, considerando a época de seu nascimento, os acontecimentos no mundo na sua infância, a tecnologia à qual você teve acesso. X, Y, Z, o que você traz de cada uma delas?
O conflito de gerações não é assunto novo. Ouvimos desde os nossos avós – e provavelmente até antes deles – a famosa frase: “no meu tempo…”. A novidade, que talvez nem seja tão nova assim, é que temos nomeadas as diferentes gerações. E, com elas, diversas e diferentes características que destacam cada uma.
É fato que muita coisa muda de uma geração para outra, seja de pai para filho, de filho para avó, seja considerando as nomeadas, de Baby Boomers a Alpha, a última delas. Ainda que cada geração tenha suas características específicas, além do ano de nascimento há outras influências relevantes: o contexto social, as transformações e, muito especialmente, a tecnologia. Às vezes, são as características de cada uma que fazem você se encaixar nessa ou naquela e não necessariamente o ano em que você nasceu.
Vamos a elas:
Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964, os avós de hoje. Criados mais livres em relação à geração anterior, mas ainda procuram por ordem. Cresceram durante a ascensão do feminismo, liberdade de expressão e outros ideais. Valorizam o trabalho, a família, a realização pessoal, a estabilidade financeira e melhores condições de vida. A primeira geração a ter TV em casa.
Geração X: nasceu entre 1965 e 1979, são hoje pais. Cresceram com o pai e a mãe trabalhando fora. Costumam ter maior preparo acadêmico. Dão valor ao diploma formal, à capacitação e estabilidade profissional. Foram os primeiros a ter computadores em casa e na escola.
Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1980 e 1994. São os pais mais jovens de hoje. Priorizam educação e carreira. Tornam-se pais mais tarde e tentam equilibrar carreira e família. Viveram o crescimento da tecnologia digital, laptops e internet. São mais individualistas e têm gosto por desafios. Pensam na qualificação, possuem mais energia para realizar as tarefas e capacidade criativa.
Geração Z: entre 1995 e 2009, os irmãos mais velhos de hoje. Tem pais e mães mais velhos e poucos irmãos. Nativos digitais, multifocais, aprendem de várias formas. Nasceram na era digital, mas com a velocidade da tecnologia existem coisas que não existiam quando nasceram. Acompanham os acontecimentos em tempo real, sempre on-line.
Geração Alpha: geração inteira nascida no século 21, de 2010 até hoje, são as nossas crianças. Cada vez mais, requerem uma educação dinâmica, ativa, multiplataforma e personalizada, pois gostam de ser protagonistas e aprender com situações concretas. Têm como características a flexibilidade, a autonomia e um maior potencial para inovar e buscar soluções.
E aí, onde você se encaixa?
Notícias relacionadas

A evolução das bonecas
Minha mãe criava suas próprias bonecas, eu desejei e ganhei a minha boneca bebê e a minha Barbie e minha filha tem um aglomerado delas em seu quarto. Em três gerações, quanta coisa mudou.

Por Daiana Theisen

Escute mais, fale menos
Escutar é diferente de ouvir. Escutar pressupõe ouvir com atenção e compreender o que se ouve. Ouvir é apenas captar os sons, automático e fisiológico. Neste mundo digital onde todo mundo se conecta mas poucos se encontram, precisamos escutar mais. Nossos filhos precisam disso.

Por Daiana Theisen

A felicidade mais pura
A felicidade das crianças é baseada em simplicidade. O que as faz feliz, na maioria das vezes, é o que dinheiro não pode comprar.

Por Daiana Theisen

Quem nunca
Eu gosto de olhar para trás, nesta trajetória maternal, e ver o quanto eu me permiti rever conceitos e o quanto de crescimento essas mudanças me proporcionaram.
