Geral

Escola de Santa Cruz passa a usar aplicativo para monitorar frequência de estudantes

Publicado em: 11 de abril de 2018 às 16:23 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 08:49
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Presença dos alunos é registrada diretamente no celular e pode ser consultada pelos pais e pela direção do colégio

    Professores e direção da Escola Estadual Ernesto Alves de Olveira, em Santa Cruz, estão usando a tecnologia para acompanhar a presença dos estudantes nas aulas. Desde o início do ano letivo, basta o professor acessar um aplicativo em seu aparelho celular para fazer o registro da chamada. A presença dos alunos é registrada em tempo real e pode ser consultada pelos pais e pela direção do colégio. Em caso de atrasos ou faltas, a família do estudante recebe um alerta por meio do aplicativo.

    A plataforma, chamada Cortex, foi desenvolvida oa longo dos últimos quatro anos, e após cedida gratuitamente para a Secretaria Estadual de Educação. Atualmente, está em fase de testes em outras 14 escolas da rede estadual. Pensada para dar agilidade aos processos que ocorrem dentro das escolas e também para permitir diagnóstico em tempo real, a ferramenta pode ser acessada pelo site ou pelo aplicativo para smartphones.

    Além de presença e faltas, o professor registra diretamente no sistema os conteúdos ministrados e as notas das avaliações. Ao final do trimestre, os dados ficam no sistema e o boletim pode ser impresso rapidamente. 

    Como funciona

    Cada gestor recebe uma senha e login para poder ter acesso ao sistema. Pais interessados, mediante cadastro prévio, também recebem as informações no smartphone. “O sistema simplifica para os professores, permite acompanhamento aos pais de alunos e, aos gestores, possibilita acesso rápido a uma série de dados”, resume o responsável pelo sistema de desenvolvimento da Cortex, Gerson Azevedo.

    O projeto vai até setembro de 2018. Neste período, segundo a empresa, professores e demais usuários do sistema serão consultados para aprimorar o aplicativo. As escolas escolhidas são de diversas regiões, o que, segundo os idealizadores, vai possibilitar a capacitação de dados de diferentes realidades.
    "Tenho convicção de que o Estado que conseguir encontrar soluções para revigorar a educação vai ganhar muito em índice de desenvolvimento. Quero que este Estado seja o Rio Grande do Sul", finalizou o secretário.

    As escolas estaduais em que a plataforma é testada

    – Cônego Scherer (Guaíba)
    – Alberto Torres (Porto Alegre)
    – Dr Carlos Chagas (Canoas)
    – Ernesto Alves de Oliveira (Santa Cruz do Sul)
    – Uruguai (Porto Alegre)
    – Gonçalves Dias (Porto Alegre)
    – Itália (Porto Alegre)
    – Professor Olintho de Oliveira (Porto Alegre)
    – CTBM Ijuí
    – CTBM Passo Fundo
    – CTBM Pelotas
    – CTBM Porto Alegre
    – CTBM Santa Maria
    – CTBM Santo Ângelo
    – CTBM São Gabriel