A equipe de voluntários trabalha para trazer alegria e conforto aos hospitais e entidades de Santa Cruz do Sul
Trabalhar a sensibilidade humana, melhorando a qualidade de vida de pacientes hospitalizados, crianças em abrigos e idosos em asilos. Esta tem sido a causa abraçada por um grupo de doutores, que utilizam da alegria, riso, rejúbilo, dança, e música para entreter e cativar com muita emoção e amor aqueles que mais precisam. Há um ano os Risoterapeutas faziam sua estreia em Santa Cruz do Sul.
Os animados e simpáticos palhaços, ou clowns, iniciaram suas atividades em hospitais, no mês de abril de 2016, quando se auto intitularam “doutores besteirologistas”. A equipe é composta por quatorze integrantes voluntários, que não visam fins lucrativos. Promovendo relações humanas, através da figura do palhaço, o grupo trata o desenvolvimento cultural e ações solidárias.
Desde então, passaram a atuar também em abrigos e asilos da cidade, batendo em mais de 600 portas de quartos no Hospital Santa Cruz e Hospital Ana Nery, onde visitaram centenas de pessoas hospitalizadas, acompanhantes, visitantes, profissionais da saúde e de diversas áreas que ali se encontravam. Foram realizadas, também, visitas periódicas à Associação de Auxílio aos Necessitados – ASAN e à Copame, instituições que receberam e abraçaram com muito carinho a causa.
Até então, o projeto é exclusivamente financiado pelos participantes do Projeto, com o auxílio de algumas empresas em ações especiais como, por exemplo, a realizada no dia das crianças para a Copame, quando proporcionaram às crianças um dia inesquecível em uma casa de festas infantil. O projeto Risoterapeutas está em processo para se tornar Associação, ou até mesmo uma ONG, para que, desta forma, possa se tornar cada vez mais respeitado e demais empresas possam colaborar. Já que, desta forma, será possível comprovar em vias jurídicas o patrocínio. Porém, antes disso acontecer, o projeto busca auxílio para investir em aperfeiçoamento e realização de ações especiais.
De acordo com a coordenadora do projeto, Glacielle Coffi Dornelles, a melhor forma de ajudar é trabalhando para tornar o mundo um lugar melhor. “Inicialmente a primeira forma de ajudar é dando continuidade ao bem, sendo gentil, fazendo as pessoas se sentirem bem quando estiverem perto umas das outras, gerar bons sentimentos e fazer com que isso tudo se torne uma corrente do bem.”, afirma Glacielle.
Conheça mais do projeto Risoterapeutas na página do Facebook. Para mais informações de como auxiliar a causa, marcar uma visita, conhecer melhor o projeto, ou tornar-se um patrocinador, entre em contato pelo e-mail [email protected].
Motivo de Criação do Projeto:
Com o objetivo de gerar emoções positivas às pessoas que encontrassem com um Risoterapeuta por aí, o projeto foi baseado e um trabalho já realizado nas cidades de Porto Alegre, Canoas e Santa Maria. O primeiro desafio foi encontrar um grupo de pessoas dispostas a realizar este tipo de trabalho, com engajamento, seriedade e comprometimento. Através da diversão, do carinho e do amor, os Risoterapeutas nasceram para transformar aqueles minutos, ou aqueles momentos na vida das pessoas, trazendo benefícios a sua recuperação, a sua saúde, ao seu dia de trabalho.
O que é o Risoterapeutas?
O Risoterapeutas é um projeto iniciado no final de 2015, unindo a paixão de praticar o bem com o compromisso de despertar emoções e alegrar ambientes. Composto por uma equipe de quatorze integrantes, sendo eles doze palhaços voluntários, o grupo trata do desenvolvimento cultural e de ação solidária, que promove as relações humanas, através da figura do palhaço. São profissionais de diversas áreas, que utilizam a figura do palhaço e do médico para “brincar em serviço”. O palhaço de hospital é aquele disposto a viver em eterna comunhão com o mundo que o cerca, sempre pronto a responder à vida, com pureza e verdade, determinado a vivenciar cada momento com toda intensidade. São capazes de dar a volta por cima, em qualquer situação, observam e agem sobre outro ângulo. Despertam o sorriso, ensinam, aprendem e se envolvem integralmente, transmitindo e resgatando a simplicidade da pureza da criança que existe em todo ser humano.
Como as pessoas podem ajudar:
Inicialmente a primeira forma de ajudar é dando continuidade ao bem, é sendo gentil, fazendo as pessoas ao seu redor sentirem-se bem quando estiverem perto uma das outras, gerar bons sentimentos e fazer com que isso tudo se torne uma corrente do bem, para que realmente se possa tornar o mundo melhor para viver.
Logo, sendo apoiador ou patrocinador, para que se possa estar sempre em desenvolvimento e ajudar algumas instituições em campanhas que são realizadas durante o ano. Em contrapartida o apoiador será divulgado em nossa página do Facebook e os patrocinadores, além da divulgação na página, farão parte do nosso jaleco e possíveis visitas dos Risoterapeutas em suas empresas ou entidades que possam apoiar.
Notícias relacionadas
Roxinhas realizam festa de Natal solidária no Bairro Faxinal Menino Deus
Evento foi realizado na sede da Associação e presenteou 80 crianças da comunidade
Paulinho Dill será transferido para hospital de Passo Fundo
Ele sofreu um grave acidente de trânsito no dia 11 de novembro na ERS-307, em Santa Rosa
Estado investirá R$ 7,9 milhões em poços e redes de abastecimento de água
Governador Eduardo Leite anunciou que já foram assinados convênios com 70 municípios
Hospital incentiva comunidade a escrever mensagem de Natal aos internados
Pelas redes sociais ou cartas entregues diretamente na instituição, as pessoas podem deixar um recado de otimismo a quem está acamado