Ao todo foram cumpridos 35 mandados, sendo 26 deles de busca e apreensão e sete de prisão preventiva
Uma megaoperação contra o tráfico de drogas mobilizou mais de 60 policiais civis na manhã desta sexta-feira (11) no Vale do Rio Pardo e também Cachoeira do Sul, Santa Maria e Porto Alegre. A ofensiva, denominada de Operação Armageddon, foi capitaneada pela Polícia Civil de Vera Cruz com apoio de outras delegacias da região. Três pessoas – dois homens e uma mulher – foram presas somente em Santa Cruz.
Ao todo foram cumpridos 35 mandados, sendo 26 deles de busca e apreensão e sete de prisão preventiva. A maior parte da operação é deflagrada em Santa Cruz do Sul, no Residencial Viver Bem, no Bairro Faxinal Menino Deus, além dos bairros Bom Jesus, Higienópolis, Centro e Senai. Apenas em Santa Cruz do Sul foram 16 ordens judiciais que foram cumpridas. Já em Vera Cruz, foi cumprido mandado judicial em um sítio, na localidade de Coxílha Mandelli. A suspeita é de que a propriedade pertença ao líder do bando alvo da ofensiva de hoje.
De acordo com a Polícia Civil, a operação é voltada a desarticular uma organização criminosa que age na região e é comandada por um detento de dentro da Penitenciária Estadual do Jacuí. A investigação ainda aponta que o indivíduo – além de comandar o tráfico de drogas – também comanda outros tipos de crimes na região. Conforme o delegado titular da Delegacia de Polícia de Vera Cruz, Paulo César Schirrmann, o grupo liderado pelo detento, conhecido como Toquinho, é responsável por comercializar grande quantidade de droga em Santa Cruz, Vera Cruz e Cachoeira do Sul. "Ele estava sempre envolvido em homicídios. Nós verificamos que ele mandava matar, clonava veículos, fazia lavagem de dinheiro, tinha porte ilegal de armas de fogo, mas a atividade principal era a venda de drogas. Havia disputa de território, ele entrava em choque com a facção Bala na Cara. A facção em que ele atua era bastante atuante, violenta, perigosa. Há vídeos deles com fuzis", explica.
Dos três presos, a investigação apontou que um deles gerenciava o tráfico para Toquinho no Bairro Faxinal Menino Deus, outro no Viver Bem e a mulher seria uma traficante dele no Loteamento Beckenkamp. Além disso, foram efetuadas quatro prisões preventivas em presídios, sendo eles a Penitenciária de Santa Maria, Penitenciária Estadual de Porto Alegre, na PEJ, em Charqueadas e na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires.
Veja vídeo da operação
Notícias relacionadas
Condutor abandona veículo após saída de pista em Candelária
O fato foi registrado nesta quarta-feira
Criminoso quebra vidro de lancheria no Centro e furta dinheiro e cigarros
Caso, que aconteceu na madrugada desta terça-feira, vem sendo investigado pela Polícia Civil
BM localiza Fiat Toro da Prefeitura de Rio Pardo na casa de servidor concursado
Em depoimento, homem alegou que passou mal e por isso precisou ir para casa com o veículo. Pneus, pulverizador e fios também foram encontrados no imóvel
Polícia Civil investiga furto de veículo da Prefeitura de Rio Pardo
Servidor achou que caminhonete Fiat Toro estava para conserto, mas não a localizou em oficina