Tema será “Reflexões sobre o Olhar Brasileiro para a Cultura Religiosa Afro-Brasileira e a Luta Contra o Racismo”
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado na quarta-feira (20), a Prefeitura de Venâncio Aires, por meio do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana (CPMA), organiza uma roda de conversa com o tema “Reflexões sobre o Olhar Brasileiro para a Cultura Religiosa Afro-Brasileira e a Luta Contra o Racismo”. O evento ocorre na próxima sexta-feira (15), no Grêmio Recreativo Sete de Setembro, a partir das 10h. O evento é aberto ao público.
O evento contará com a participação do professor Jair Luiz Pereira, historiador e pesquisador, graduado em Estudos Sociais – História, com especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Mestrado em Desenvolvimento Regional. “Com uma sólida carreira acadêmica e literária, o professor Jair é um defensor da preservação e promoção da cultura afro-brasileira, e sua palestra vai trazer uma abordagem profunda e reflexiva sobre o olhar brasileiro em relação às religiões de matriz africana, além de destacar a contínua luta contra o racismo estrutural no Brasil”, destaca a presidente do CPMA, Sirlane Ferreira – representante da Ilê Oya Nique e Bará Adague.
Ela ressalta a importância deste evento para o fortalecimento da identidade e cultura afro-brasileira. “O Dia da Consciência Negra é um momento para refletirmos sobre nossa história e a importância de valorizarmos as contribuições dos povos de matriz africana para a construção da nossa sociedade. Ter o professor Jair Luiz Pereira conosco será uma oportunidade única para dialogarmos sobre a relevância da cultura religiosa afro-brasileira e como ela se entrelaça com a luta contra o racismo”, afirma Sirlane.
Após a palestra, será servido um almoço (feijoada) no valor de R$30,00. As fichas de almoço devem ser adquiridas de modo antecipado, pelo telefone 2183-0673 ou 2183-0285.
Notícias relacionadas
Durante recuperação de Paulinho, Pino vai assumir os microfones dos Atuais
Informação foi confirmada pela direção da banda, na noite desta terça-feira
2F Elétrica & Hidráulica inaugura em Vera Cruz
Com o nascimento de Frederico, Fernando Forsthofer da Silva decidiu empreender no ramo que soma experiência há 12 anos
Projeto de lei sobre proibição de tração animal gera debate em Santa Cruz
A proposta pretende vedar o uso de animais ungulados no perímetro urbano da cidade
Meu filho(a) nunca…
Quem nunca disse essa frase que atire a primeira pedra. Eu, minha gente, já mordi na língua incontáveis vezes. Mas o bom é perceber que temos a chance de rever conceitos, de mudar nossos próprios paradigmas. Sempre por eles.