Rebaixamento do nível do rio começará às 19h da quinta-feira
O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), realizará, de 17 a 20 de outubro, a segunda etapa da ação que prevê o desassoreamento do Rio Taquari-Antas em municípios atingidos pela enchente de abril e maio. A iniciativa faz parte do Eixo 2 do Programa de Desassoreamento do Plano Rio Grande de Reconstrução.
O rebaixamento do nível do Taquari-Antas será realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a partir das 19h de quinta-feira (17), com a abertura das comportas da Barragem de Bom Retiro do Sul. A previsão é de que o nível seja reduzido em aproximadamente 2 metros.
“Novamente teremos a abertura da eclusa da barragem de forma lenta e gradual, minimizando assim qualquer tipo de risco com a manobra. A iniciativa é uma das ações que o governo do Estado está se propondo a fazer dentro do Programa de Desassoreamento, lançado em julho pelo governador Eduardo Leite”, destaca a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.
Na sexta-feira (18/10) pela manhã serão iniciados os trabalhos de retirada de três veículos que estão submersos ao longo do Taquari-Antas, em pontos nas proximidades do limite entre Lajeado e Cruzeiro do Sul. A execução ficará a cargo do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS). Está prevista, ainda, a retirada de uma balsa por parte do dono da embarcação.
“A preocupação ambiental é central para o trabalho do DetranRS, e contribuir com essa ação de desassoreamento é mais uma das nossas providências diante da calamidade das enchentes. Atuamos em várias frentes a fim de que o impacto para a população seja minimizado”, ressalta o diretor-geral da autarquia, Edir Domeneghuini.
A primeira fase da ação foi realizada em agosto, quando houve o rebaixamento do nível do rio para a análise do leito e identificação de possíveis obstruções. A iniciativa contará com a participação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que faz a captação de água para o abastecimento humano.
As comportas serão fechadas às 17h do domingo (20), com previsão de recuperação lenta e gradual da cota normal do rio.
Programa de Desassoreamento
Lançado em agosto deste ano, o Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul integra as ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.
O programa, em conjunto entre a Sema e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, está dividido em dois eixos. Para o eixo 1, voltado a rios de pequeno porte, o Estado disponibilizou R$ 300 milhões aos municípios que decretaram situação de calamidade ou emergência.
O prazo para os municípios encaminharem o projeto técnico se encerrou em 27 de setembro. A partir da análise do projeto, o governo providenciará o desassoreamento do curso hídrico.
Notícias relacionadas

Santa Cruz poderá contar com mão de obra de apenados em serviços públicos
Delegada da 8ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe visitou o prefeito Sérgio Moraes

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Agência determina ainda recolhimento dos produtos

Unisc faz entrega de material informativo em mais uma ação de combate à Dengue
A iniciativa atingiu, diretamente, mais de 600 pessoas moradoras ou que tenham comércio no entorno do campus de Santa Cruz

Associação Mulheres de Fibra busca fortalecer luta de pacientes com fibromialgia em Santa Cruz
Entidade foi criada em março deste ano