Grupo Arauto percorreu município que esteve entre os mais afetados pela enchente no Vale do Taquari
Passado pouco mais de um mês da enchente que devastou o Vale do Taquari, o cenário, aos poucos, vai mudando. A ajuda de voluntários nos primeiros dias possibilitou a limpeza e a destinação de itens essenciais para as famílias se manterem. Mas ao transitar pelo centro de Roca Sales, como fez o Grupo Arauto na manhã desta terça-feira (10), facilmente se nota a necessidade do momento: a reconstrução. O que acontece de forma mais lenta. Existem muitos escombros, especialmente junto à Avenida General Daltro Filho, que teve o asfalto carregado pela água em parte de sua extensão.
A secretária de Educação de Roca Sales, Liane Capalonga, agradece a todas as doações que o município vem recebendo. Em dois ginásios, atrás da Secretaria da Educação e do CRAS, acontece a distribuição de donativos nos dias úteis. São ginásios repletos de roupas, calçados e colchões, além de itens de higiene e limpeza. "Todos nós fomos atingidos. Podemos não ter sido todos atingidos pelas águas, mas fomos atingidos psicologicamente, estamos muito abalados, foi um desastre, tudo estamos precisando", reforça.
Aos poucos, a cidade retoma suas atividades. "As coisas acontecem devagar, mas estão andando. O comércio está voltando, as aulas retornaram", comenta. Mas ainda há um longo trabalho do setor de engenharia para ajudar as famílias, algumas ainda estão alojadas. "Nós vamos reconstruir, é um dia depois do outro", ressalta Liane.
Relembre: Imagens aéreas de antes e depois da enchente em Muçum chamam atenção
Notícias relacionadas
Banco de Sangue de Venâncio Aires realiza ações em horário especial nesta semana
Objetivo é comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira
Unisc divulga os aprovados no Vestibular de Verão 2025
O período de matrícula para os demais cursos começa nesta terça. Já o listão da Medicina será divulgado na quarta-feira
Rotaract Clubs integram jovens em Olimpíada Distrital
Inspirado na tradição gincaneira de Vera Cruz, evento reuniu cerca de 70 jovens de diversas localidades do Rio Grande do Sul
Assinados contratos para projetos de macrodrenagem em bacias de Santa Cruz
Serão beneficiados os bairros Várzea, Centro e Santo Inácio