Geral

Santa Cruz do Sul é a segunda melhor cidade do Estado para se investir

Publicado em: 10 de outubro de 2017 às 09:17 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:16
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    No levantamento foram checados 28 indicadores de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico

    Os números seguem comprovando que Viver aqui é bom demais. Segundo a última edição da Revista Exame, Santa Cruz do Sul é a segunda cidade do Rio Grande do Sul que reúne as condições mais favoráveis a instalação de empresas. O estudo é da Consultoria Urban System e foi feito exclusivamente para a publicação, tendo como alvo da pesquisa cidades acima de 100 mil habitantes.

    Ao situar-se em segundo lugar no Estado, Santa Cruz do Sul está atrás apenas da capital Porto Alegre e à frente de cidades como Bento Gonçalves, Passo Fundo e Santa Maria. No cenário nacional a posição também é expressiva. Em 2016 o município estava em 84º lugar, subindo agora para o 23º no ranking dos melhores municípios para se investir.

    No levantamento foram checados 28 indicadores de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Nesse contexto vale destacar a localização estratégica de Santa Cruz do Sul, bem no centro do Estado, com fácil acesso a todas as regiões. Grande parte das indústrias instaladas opera às margens da BR 471, rodovia que junto à RSC 287 e RST 471 abre caminho para o Porto do Rio Grande, Região Metropolitana e Fronteira Oeste. 

    A boa notícia vem na esteira dos bons ventos que sopram sobre a cidade polo do Vale do Rio Pardo. Em 2016 Santa Cruz saltou da oitava para a quinta posição no ranking do PIB do Rio Grande do Sul, superando alguns dos principais polos do Estado. No mesmo ano foi apontada pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato de Habitação do Rio Grande do Sul, como um dos melhores municípios do Estado para se investir e viver. E no primeiro semestre deste ano, foi considerada a segunda cidade que mais gerou empregos no País e número um do Estado.