Confirmação vem após o referendo de 1º de outubro
O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, declarou nesta terça-feira (10) a independência da região em relação à Espanha, após o referendo de 1º de outubro, mas suspendeu os efeitos desse processo para promover a abertura de um diálogo. A informação é da Agência EFE.
Em seu discurso ao Parlamento, Puigdemint disse estar aberto ao diálogo. "É o que fazemos hoje com toda a solenidade e, com a mesma solenidade, propomos que o Parlamento suspenda a declaração de independência para iniciar um diálogo para alcançar uma solução acordada ".
O referendo pela independência teve comparecimento de apenas 43%, dos quais 90% afirmaram que querem a separação do país e a formação de uma república. A votação do referendo foi considerada ilegal pelo governo de Madri desde o primeiro momento em que a região anunciou sua intenção.
Governo da Espanha critica declaração
O governo da Espanha classificou como inadmissível "fazer uma declaração implícita de independência para depois deixá-la suspensa de maneira explícita", em referência ao discurso feito hoje (10) pelo presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, no Parlamento regional.
Fontes do governo espanhol disseram que não se pode dar validade à lei catalã do referendo, que está suspensa pelo Tribunal Constitucional da Espanha, e tampouco se pode dar como válida a suposta recontagem de um referendo "fraudulento e ilegal" que foi realizado em 1º de outubro.
Notícias relacionadas
Ser feliz dá trabalho
Chegamos ao ponto que a depressão já não é a doença número um da humanidade, uma vez que a ansiedade assumiu o posto de primeiro lugar
Por Daniel Cruz
Governo divulga cronograma atualizado do processo seletivo para contratação de servidores temporários
Datas foram ajustadas após a autorização para retomada da seleção. A previsão de publicação do resultado final é no dia 13 de março
Cresol projeta um 2025 de crescimento na região
Espalhar o cooperativismo e os valores deste modelo que agrega valor para as comunidades onde se insere é meta para este ano
Estudantes beneficiados pelo Todo Jovem na Escola podem solicitar Poupança Aprovação
Auxílio incentiva conclusão dos estudos, com bolsas extras de R$ 300 para aprovados em cada série do Ensino Médio