Evento ocorreu na noite desta terça-feira no Auditório do Sicredi Vale do Rio Pardo
Na noite desta terça-feira (10), o Sistema Fecomércio RS- Sesc/Senac promoveu mais uma edição do Giro Pelo Rio Grande. O evento, realizado no auditório do Sicredi Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul, promoveu uma integração entre empresários, com o objetivo de discutir os desafios do Brasil em um ano eleitoral.
Há 11 anos, o sistema Fecomércio RS aborda temas importantes sobre o cenário político e econômico que impactam direta ou indiretamente as empresas gaúchas, em especial do comércio de bens, serviços e turismo. Conforme explicou o presidente da federação, Luiz Carlos Bohn, o tema processo eleitoral precisa ser debatido, pois a escolha dos políticos é importante para que comecem a nascer os líderes que irão conduzir as cidades, estados e o país algum dia. “O que se demonstra através das apresentações feitas é de como se pode escolher políticas econômicas e de gestão que podem levar a uma boa gestão pública ou uma gestão que fracasse”, resumiu.
De acordo com Bohn, o estado não pode ser o indutor do crescimento econômico, pois não tem condições. Ele apontou que a federação acredita que a redução do tamanho do estado e da carga tributária, a desburocratização e a liberdade econômica são bons mecanismos para o crescimento econômico. “E sim a economia como um todo, que são esse agentes privados que fazem a economia girar. […] Queremos demonstrar como nós vemos, uma maneira que nós entendemos correta de conduzir o país, com liberdade econômica”, afirmou.
Luiz Carlos Bohn ressaltou ainda que a defesa que agentes privados administrem a economia não está relacionada ao lucros dos empresários, e sim, ao sucesso da economia do país. “Nós temos que tirar da cabeça das pessoas que para alguém ficar rico, outro precisa ficar pobre. Isso não é verdade. Quando alguém fica mais rico, ao redor dele muitos outros ficam mais ricos. É isso que nós queremos demonstrar”, concluiu.
O presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, destacou os desafios recentes que o comércio varejista enfrentou com as enchentes. “As águas invadiram nossas ruas, nossas casas e nossos negócios, levando consigo muito mais do que bens materiais. Levaram a tranquilidade de muitos, a segurança de outros, e, para alguns, até mesmo a esperança. Mas, se há uma característica que define o varejista, é a resiliência”, disse. Segundo Spode, Santa Cruz ter sido escolhida como a cidade para sediar o Giro Pelo Rio Grande reforça a relevância do comércio local, como também dá forças para continuar a trajetória de superação.
O evento contou com palestras do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marcelo Portugal; do cientista político Fernando Schiller; e do jovem economista Lucas Kifino.
Notícias relacionadas
Amanda Kappel é eleita a nova presidente da Caciva
Gestão inicia em janeiro do próximo ano; posse da nova diretoria deve ocorrer ainda em dezembro
Torcida Organizada – Arauto News – 25/11/2024
16º jogo de invencibilidade do Inter no Brasileirão, momento do Grêmio para encarar o Cruzeiro e a reta final de 2024 Participantes: Nícolas da Silva, Luciano Almeida, Bianca Mallmann e Sandro Viana
Banco de Sangue de Venâncio Aires realiza ações em horário especial nesta semana
Objetivo é comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira
Unisc divulga os aprovados no Vestibular de Verão 2025
O período de matrícula para os demais cursos começa nesta terça. Já o listão da Medicina será divulgado na quarta-feira