Geral

Negócios na área do agronegócio e da tecnologia devem ser empresas âncoras do Hub de Inovação da Unisc

Publicado em: 10 de julho de 2024 às 14:59 Atualizado em: 12 de julho de 2024 às 13:21
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Eduardo Waccholtz
    compartilhe essa matéria

    Diretor de Inovação e Empreendedorismo da universidade, Rafael Kirst revelou atualizações sobre o projeto

    O processo de negociação para tirar do papel o Hub de Inovação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) segue avançando. Uma empresa, que está sendo parceira na busca pelos investidores que vão auxiliar na construção do prédio, trabalha para finalizar os acordos e permitir que os recursos sejam disponibilizados.

    Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, revelou que os negócios têm procurado a universidade para demonstrar interesse em ocupar os espaços no futuro. A ideia é que o prédio tenha três andares e reúna pequenas, médias e grandes empresas.

    Segundo Kirst, o objetivo é trazer desenvolvimento para região e proporcionar a troca de experiências. “Essa estrutura busca a geração de empregos qualificados, que requerem um grau de instrução elevado. Então, essa estrutura certamente irá interagir muito com os nossos estudantes de graduação e de pós-graduação, e isso traz desenvolvimento e um benefício evidente para toda a região. […] O espaço busca uma interação das grandes com as pequenas”, disse.

    O diretor destacou que a ideia é limitar um espaço para as empresas de grande porte, proporcionando também ambientes de uso colaborativo, com salas menores para startups e empresas pequenas. Dois negócios que devem ser as âncoras são voltados para a área de tecnologia e agronegócio. “São empresas globais que já têm esse comprometimento e que gostariam de utilizar esses espaços do Hub. E aqui, consideramos elas muito como âncoras em função da metragem que elas solicitaram. Com essas duas empresas, dos três andares que a gente mencionou anteriormente, a princípio elas já ocupariam todo um andar”, revelou.

    Ainda de acordo com Kirst, duas empresas de fora têm conversas avançadas. “Santa Cruz e região, eu diria que ela é muito abençoada em termos de empresários e empresas que vêm desenvolvendo um trabalho muito interessante, se posicionando realmente na vanguarda quando a gente fala em inovação. Mas esse Hub, ele tem um caráter de expansão de atividades também no sentido de captar empresas de fora. Então, a intenção é que a gente busque empresas que queiram adentrar na nossa região possam estar utilizando esses ambientes”, concluiu.

    Objetivo é tornar os 6,5 mil metros quadrados um espaço de conexão da Unisc com a comunidade. O valor que será aplicado para estruturação do Hub de inovação, ao lado do Centro de Convivência, é de R$ 45 milhões, com aporte de parceiros da iniciativa privada. O espaço foi pensado como forma de criar um espaço de integração das empresas com a universidade, especialmente dos estudantes e pesquisadores.

    Escute a entrevista completa: