Proposta foi recusada por nove votos a sete
Por nove votos a sete, os vereadores de Santa Cruz rejeitaram o projeto que proíbe a comercialização e a utilização de copos de plástico. De autoria do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), o projeto levava em conta a questão ambiental e o fato de que o copo plástico pode ser substituído pelo biodegradável. Se tivesse sido aprovada, a proibição valeria para restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares.
De acordo os vereadores Mathias Bertram (PTB), Bruno César Faller (PDT) e Licerio Agnes (PP), que se manifestaram na tribuna, o projeto se torna inviável à população, pois, além de a maioria dos produtos serem derivados do plástico, o biodegradável não está no mercado e se está, se torna caro à população.
Para o vereador Carlão, a rejeição do projeto é uma perda para o meio ambiente. "Sem dúvidas, o grande derrotado foi o meio ambiente e a comunidade santa-cruzense. Saio triste da reunião com a rejeição do projeto, mas estamos em uma democracia e temos que aceitar o resultado dos colegas vereadores", afirma.
Ainda, conforme o vereador, a ideia para o proximo ano é reingressar com o projeto. "É sim uma questão de educação, mas enquanto ela não vem é importante que tenhamos políticas que proíbam a utilização do material plástico", argumenta.
COMO VOTARAM OS VEREADORES
A favor: Francisco Carlos Smidt (PTB), Edmar Hermany (PP), Hildo Ney Caspary (PP), Elstor Dessbessel (PTB), Alberto Heck (PT), Luizinho Ruas (PTB), Zé Abreu (PTB)
Contra: Mathias Bertram (PTB), Dino Marcos (PSB), Licerio Agnes (PP) André Scheibler (SD), Alceu Crestani (PSDB), Ari Thessing (PT) Solange Finger (SD), Alex Knak (MDB), Bruno Faller (PDT)
Notícias relacionadas
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates