Política

Vereadores rejeitam projeto que proíbe uso de copos plásticos em Santa Cruz

Publicado em: 10 de junho de 2019 às 20:39 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 12:08
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Pixabay/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Proposta foi recusada por nove votos a sete

    Por nove votos a sete, os vereadores de Santa Cruz rejeitaram o projeto que proíbe a comercialização e a utilização de copos de plástico. De autoria do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), o projeto levava em conta a questão ambiental e o fato de que o copo plástico pode ser substituído pelo biodegradável. Se tivesse sido aprovada, a proibição valeria para restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares.

    De acordo os vereadores Mathias Bertram (PTB), Bruno César Faller (PDT) e Licerio Agnes (PP), que se manifestaram na tribuna, o projeto se torna inviável à população, pois, além de a maioria dos produtos serem derivados do plástico, o biodegradável não está no mercado e se está, se torna caro à população.

    Para o vereador Carlão, a rejeição do projeto é uma perda para o meio ambiente. "Sem dúvidas, o grande derrotado foi o meio ambiente e a comunidade santa-cruzense. Saio triste da reunião com a rejeição do projeto, mas estamos em uma democracia e temos que aceitar o resultado dos colegas vereadores", afirma.

    Ainda, conforme o vereador, a ideia para o proximo ano é reingressar com o projeto. "É sim uma questão de educação, mas enquanto ela não vem é importante que tenhamos políticas que proíbam a utilização do material plástico", argumenta.

    COMO VOTARAM OS VEREADORES

    A favor: Francisco Carlos Smidt (PTB), Edmar Hermany (PP), Hildo Ney Caspary (PP), Elstor Dessbessel (PTB), Alberto Heck (PT), Luizinho Ruas (PTB), Zé Abreu (PTB)

    Contra: Mathias Bertram (PTB), Dino Marcos (PSB), Licerio Agnes (PP) André Scheibler (SD), Alceu Crestani (PSDB), Ari Thessing (PT) Solange Finger (SD), Alex Knak (MDB), Bruno Faller (PDT)