Cobertura Especial

Prefeito de Venâncio Aires projeta reconstrução de Vila Mariante em novo local

Publicado em: 10 de maio de 2024 às 15:23 Atualizado em: 10 de maio de 2024 às 15:24
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Jarbas da Rosa planeja um novo loteamento junto ao terreno do antigo Instituto Penal Mariante, em Vila Estância Nova | Foto: Deivid Miguel
    compartilhe essa matéria

    O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, já projeta o futuro das regiões mais atingidas pelas cheias no município. No plano de reconstrução que será enviado à Defesa Civil Nacional, os investimentos em moradias, escolas e posto de saúde serão apresentados para nova área em Vila Estância Nova.

    “Estamos respeitando o momento e o luto de todos nessa catástrofe, mas a decisão de não investir mais em Vila Mariante está tomada. Temos que entender que as enchentes no local estão se tornando cada vez mais recorrentes e o perigo é iminente. A comunidade onde Venâncio nasceu deverá se transformar em um local para veranistas e pequenos comércios, mas já estamos projetando a retirada das famílias que desejarem ir para zonas mais seguras de moradia”, revelou o prefeito com relação ao futuro de Vila Mariante.

    Leia também: Venâncio-airenses fabricam camas de pallet para vítimas da enchente

    Foto: Reprodução/Prefeitura de Venâncio Aires

    Em conversa com moradores desabrigados, empresários e lideranças, o prefeito adianta que projeta um novo loteamento junto ao terreno do antigo Instituto Penal Mariante, em Vila Estância Nova. “Já solicitei a cedência jurídica pelo Estado da área que fica ao lado do novo Distrito Industrial. Lá tem Posto de Saúde, Escola Estadual, ginásio próximo e toda a infraestrutura capaz de formarmos uma nova e segura vila populacional”, ressalta.

    A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Closs, localizada no Bairro União, e que sofre com recorrentes enchentes, também não receberá mais investimentos no mesmo local. “Já tínhamos uma nova construção cadastrada para transferir essa escola de local e essa enchente só acelerou o processo. O poder público precisa ter responsabilidade quanto ao rumo dos investimentos.”

    Veja mais: Prefeitura e empresários do município buscam alinhar ações para reconstrução da RSC-287 em Venâncio Aires

    Enquanto os levantamentos de desabrigados e necessidades de investimentos estão ainda em fase inicial, outra proposta que integra o Plano de Trabalho da Defesa Civil Municipal e será entregue ao Estado e ao Ministério da Integração Nacional diz respeito à alteração no traçado da ERS-130, em Vila Mariante, desviando assim o trajeto da rodovia que hoje costeia a beira do rio a cada enchente mais assoreado.