Cobertura Especial

Plantões psicológicos e psiquiátricos terão reforço de profissionais para atender população de Santa Cruz

Publicado em: 10 de maio de 2024 às 15:07
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Medida entra em vigor neste sábado e tem como objetivo fornecer acolhimento especialmente aos moradores das regiões afetadas pela enchente | Foto: Eduardo Wachholtz/PortalArauto
    compartilhe essa matéria

    Além das medidas econômicas e de infraestrutura, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul também passará a reforçar ações de saúde, visando, principalmente, a população das áreas atingidas pela enchente no início do mês de maio.

    Na manhã desta sexta-feira (10), o secretário de Saúde, Fabiano Dupont, explicou que há uma grande preocupação com as questões psicológicas destes moradores. “Há aqueles problemas materiais que todos nós sabemos e não são novidade, mas vem o pós-calamidade que é quando a pessoa muitas vezes se dá conta que perdeu tudo de fato”, destaca.

    Leia ainda: Prefeitura de Santa Cruz estuda possibilidade de remissão do IPTU para famílias atingidas pela enchente

    Para Dupont, neste primeiro momento muitas famílias ainda estão envolvidas com um possível retorno para suas residências ou com a limpeza das moradias. A maior preocupação, segundo ele, é quando esta primeira fase passar. “Quando a adrenalina de tudo isso passar, ai sim vão perceber. Prova disso é que nossos técnicos da Secretaria da Saúde já estão acompanhando e detectando que muitas pessoas estão atônitas ou ficam paradas olhando para o celular sem saber como reagir”. 

    Diante deste cenário, a partir deste sábado (11), os plantões psicológicos e psiquiátricos serão reforçados em Santa Cruz. Além disso, de acordo com Dupont, agentes de saúde estão indo de casa em casa para oferecer uma escuta afetiva aos moradores. “Acho que isso é pequeno perto de tudo, mas pode ajudar a identificar e tratar problemas que poderiam ser mais sérios ali na frente”, reforça.

    Confira também: Santa Cruz busca pavilhões para absorver doações que chegam de todo o Brasil