Vereador foi afastado pela justiça e pode ter mandato cassado pelo legislativo
O vereador André Scheibler (PSD) já não deve ocupar um acento da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul na reunião virtual da próxima segunda-feira (11). Afastado do cargo pela Justiça na última sexta-feira (8) o parlamentar dará lugar a suplente, que será convocada nesta segunda pela Mesa Diretora da casa, segundo o presidente do legislativo Elstor Desbessell (PL). De acordo com ele, quem deve ocupar o cargo é Solange Finger (PSD), eleita suplente de Scheibler nas eleições de 2016.
No entanto o presidente da Câmara informou que a Mesa não deve se pronunciar sobre o tema na reunião. “Nesta segunda será convocada a suplente. A menos que o vereador consiga uma liminar, a Solange Finger deve assumir. Precisamos agora receber a intimação da Justiça. Até o momento apenas fomos notificados por telefone pela oficial de Justiça. Quando isso ocorreu, o vereador já foi afastado”, destaca Elstor Desbessell.
O presidente afirmou ainda que após o recebimento da denúncia formal a Mesa deve decidir o que será feito. “Eu ainda não tenho o teor da denúncia. Sabemos apenas o que saiu na imprensa. Após, a Mesa Diretora precisa tomar uma das três decisões: aguardar a justiça, abrir uma CPI ou abrir uma CPP, é o que deverá ser o caminho natural. Se a mesa não fizer, qualquer vereador poderá fazê-lo”, explica.
A denúncia deve ser enviada a Câmara nesta segunda. Em nota emitida na tarde deste domingo (10), o presidente informou que após isso irá convocar os suplentes e definir os detalhes para a sessão virtual que ocorre a partir das 18h. Tudo indica que os vereadores devem discutir o tema durante a semana e sinalizar na reunião do dia 18 de maio qual o caminho que deverá ser tomado internamente.
Notícias relacionadas

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude
Proposta foi discutida em reunião com advogados da União nessa sexta

“Estou conseguindo conciliar tudo”, diz Helena Hermany sobre cargo na assembleia
Uma sala localizada na Rua Tenente Coronel Brito está passando por reformas para sediar as atividades da ex-prefeita de Santa Cruz

Santa Cruz poderá ter censo de pessoas com TEA
Projeto de lei Horizonte Azul foi protocolado na Câmara de Vereadores

Câmara de Vereadores de Santa Cruz inicia período experimental com sessão às 18h a partir de segunda
Após os testes, será feita uma análise para ver se retornam ao horário habitual