Geral

Cresce a participação dos gaúchos nas provas do Encceja

Publicado em: 10 de maio de 2018 às 18:33 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:20
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    A aplicação das provas ocorre no dia 5 de agosto

    A participação dos gaúchos nas inscrições do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), encerradas em abril, foi recorde, com um crescimento de 49,7% em relação a 2017. No ano passado, 105.747 se cadastraram para fazer a avaliação e, em 2018, são 158.363 inscritos. No Brasil, o número total de participantes subiu 7,7% , de 1.573.862 no ano passado para 1.695.607 neste ano, o que destaca ainda mais o crescimento da presença do Rio Grande do Sul no exame.
     
    De acordo com a interlocutora no estado do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Salete Albuquerque,que aplica as provas, essa participação significativa no Encceja mostra que aumentou o número de jovens adultos do estado em busca de crescimento e de novas oportunidades. “Este número expressivo de inscritos demonstra que o gaúcho está atento a novas oportunidades e consciente da importância da qualificação para atingir os suas metas. A certificação é uma excelente alternativa”, destaca.

     ENCCEJA
     
    O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. No ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, e história e geografia. No ensino médio, as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação, e ciências humanas e suas tecnologias.
     
    A aplicação, em todas as unidades da federação, ocorre no dia 5 de agosto deste ano. As provas no turno matutino serão aplicadas às 9h e as avaliações do turno vespertino, às 15h30min. Em todas as localidades deve ser seguido o horário de Brasília (DF). A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.
     
    O Encceja Nacional é uma parceria com as 27 secretarias estaduais de Educação – todas celebraram termo de parceria com o Inep. O Encceja Nacional PPL é uma parceria com o Ministério da Justiça, enquanto o Encceja Exterior e o Encceja Exterior PPL são viabilizados por convênio com o Ministério das Relações Exteriores.