Exame laboratorial confirmou doença em mulher de 38 anos, moradora do bairro Esmeralda
Vera Cruz tem o primeiro caso de dengue confirmado em 2025. Trata-se de uma mulher de 38 anos, moradora do bairro Esmeralda. Os sintomas foram percebidos a partir de 22 de fevereiro, mas agora o exame laboratorial confirmou a doença, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Caroline Setti.
A mulher apresentou sintomas leves, típicos da dengue, como febre, cefaleia, dor no corpo e vômito, foi atendida em unidade de saúde vera-cruzense e fez o tratamento domiciliar, sem a necessidade de internação por não ter tido agravo. Além desse primeiro caso confirmado, outro está em investigação, aponta Caroline, e 34 casos já foram descartados neste ano.
A Vigilância Sanitária aponta que já foram realizadas visitas na volta da casa da moradora para fazer um bloqueio de transmissão. Mas alerta que o cuidado deve ser mantido por toda a população, evitando qualquer depósito de água que possa proliferar larvas e mosquitos. No último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 10 e 21 de fevereiro, apontou que Vera Cruz tem alto risco de transmissão de dengue. Os criadouros com maior número de coletas foram em lixos (lonas, garrafas, latas), vasos e pratinhos de flor, água dos animais; bromélias, casca de coqueiro; pneus e caixa d’água e tonéis.
Notícias relacionadas

Contemplados com vagas em EMEIs de Santa Cruz devem se inscrever até esta sexta-feira
Há uma lista de documentos necessários; confira

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
Robert Prevot é o primeiro papa agostiniano

Venâncio Aires promove recolhimento de lixo eletrônico, vidros e óleo de cozinha neste sábado
Ação ocorrerá das 7h30 às 11h30, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente à Igreja Matriz

Heilige comemora 15 anos de referência no mercado de cervejas artesanais
Cervejaria promove neste sábado o evento "Vibra", na Casa Golden Leaf, em Santa Cruz