Inspetoria Veterinária orienta produtores a ficarem atentos a sinais da doença em animais
Um caso de raiva em morcego foi registrado em Santa Cruz do Sul. A informação foi confirmada pela médica-veterinária e fiscal estadual agropecuária da Inspetoria Veterinária do município, Aline Corrêa da Silva, em entrevista à Arauto News 89,9 FM. Segundo ela, apesar de ainda não haver uma notificação oficial da Vigilância Sanitária ou da Secretaria de Saúde, um morcego foi capturado e testou positivo para o vírus da raiva.
Aline destacou que ainda não há informações sobre possíveis agressões a outros animais, bem como a localização exata do ponto onde o animal foi capturado. Ela reforçou a importância de a população estar atenta a sinais da doença, especialmente em grandes animais, como bovinos, equinos e suínos. Entre os sintomas estão salivação excessiva, isolamento do rebanho, dificuldades para se locomover e sinais nervosos. Além disso, mordidas na região do pescoço ou da paleta podem indicar ataques de morcegos infectados.
A médica-veterinária alertou que, ao identificar sintomas suspeitos, os produtores devem comunicar imediatamente a Inspetoria Veterinária. Isso permite que seja feita a leitura de mordedura, ou seja, a análise dos ferimentos para determinar se foram causados por morcegos. Para a prevenção da raiva, Aline ressaltou a importância da vacinação do rebanho. Além disso, orientações específicas sobre o caso e medidas de proteção à população devem ser divulgadas pela Vigilância Sanitária municipal e estadual.
A reportagem da Arauto News 89,9 FM entrou em contato com a Vigilância Sanitária de Santa Cruz e aguarda retorno para atualização a respeito do caso.
Notícias relacionadas

Contemplados com vagas em EMEIs de Santa Cruz devem se inscrever até esta sexta-feira
Há uma lista de documentos necessários; confira

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
Robert Prevot é o primeiro papa agostiniano

Venâncio Aires promove recolhimento de lixo eletrônico, vidros e óleo de cozinha neste sábado
Ação ocorrerá das 7h30 às 11h30, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente à Igreja Matriz

Heilige comemora 15 anos de referência no mercado de cervejas artesanais
Cervejaria promove neste sábado o evento "Vibra", na Casa Golden Leaf, em Santa Cruz