Medida visa o controle de insetos e a prevenção de doenças como a dengue
Uma nova etapa de aplicação de fumacê nas galerias pluviais inicia, nesta segunda-feira (10), em Venâncio Aires. A ação, executada por empresa especializada e sob coordenação da Vigilância Sanitária e Ambiental do município, é destinada ao controle de baratas mosquitos, aranhas e escorpiões.
A ação busca atender áreas de sete bairros. Inicialmente, a aplicação será realizada em áreas dos Bairros União, Cruzeiro, Santa Tecla, Cidade Alta, Coronel Brito, Dietrich, e Centro. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, Gabriel Alves, para evitar que insetos ingressem dentro das residências durante a aplicação do produto, a orientação é que deixem imoveis fechados. “É importante que portas e janelas sejam fechadas, assim como ralos, pias e frestas sejam tampados. O produto possui efeito imediato e não deixa resíduos, não constituindo risco aos moradores e animais”, destaca.
Infestação de baratas é muito comum na primavera e verão devido ao aumento da frequência de chuvas e calor, fatores que aceleram a reprodução dos insetos. Ainda conforme Alves, “demais ações para controle do mosquito devem continuar, principalmente com o cuidado de cada morador em seu imóvel, eliminado criadouros do mosquito. Dentre os principais problemas que encontramos em visitas são caixas de água e cisternas sem devida proteção, piscinas sem limpeza, acúmulo de lixo e objetos nos pátios, como pneus e potes, e cultivo de bromélias e outras plantas que acumulam água”, explica.
A primeira etapa de aplicação ocorreu no mês de novembro em áreas de 11 bairros.
Borrifação Residual Intra-domiciliar
Durante a semana também haverá aplicação de inseticida em prédios públicos, compreendendo escolas municipais, unidades de saúde, locais de atendimento ao público e, também, escolas privadas. A ação denominada Borrifação Residual Intra-domiciliar (B.R.I) consiste na seleção de imóveis para recebimento da aplicação de inseticida com efeito residual a fim de colaborar na eliminação de mosquitos transmissores da dengue. As aplicações ocorrem em paredes desses imóveis. Além das ações realizadas pelo Município a principal ferramenta de combate à dengue é a colaboração de cada morador evitando criadouros em seu imóvel.
Notícias relacionadas
![Palestra-show de Marianita Ortaça abre ano letivo em Vera Cruz](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-10-at-20.12.25-1200x900.jpeg)
Palestra-show de Marianita Ortaça abre ano letivo em Vera Cruz
Profissionais da educação participaram de um encontro na noite desta segunda-feira
![Um ano após início da imunização contra dengue, procura por vacina é baixa](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/img_9371.webp)
Um ano após início da imunização contra dengue, procura por vacina é baixa
Das mais de 6,3 milhões de doses distribuídas, 3,2 foram aplicadas
![Confira o jeito certo de usar o ar-condicionado e gastar menos](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-10-at-16.01.23-1200x900.jpeg)
Confira o jeito certo de usar o ar-condicionado e gastar menos
Ajustes simples que fazem a diferença no consumo de energia e no desempenho do aparelho
![Santa Cruz terá sede da Defesa Civil Estadual](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-10-at-11.06.40-1200x675.jpeg)
Santa Cruz terá sede da Defesa Civil Estadual
Objetivo é facilitar ações preventivas e ter maior controle sob demandas dos municípios da região