Objetivo é construir um prédio moderno e definitivo, prevendo a demanda crescente por atendimentos preventivos e tratamentos qualificados
2025 será o ano para definir o projeto que Venâncio Aires adotará para atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e iniciar a construção da nova sede que abrigará o Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES). Na manhã desta sexta-feira, 10, o prefeito Jarbas da Rosa e o secretário municipal de Governança, Tiago Quintana, informaram à coordenadora do serviço no município, Viviane de Oliveira, que está escolhido o local que abrigará a nova sede própria e o próximo passo será visitar centros considerados modelo no atendimento no Rio Grande do Sul e no país. O objetivo, após 16 anos de espera, é construir um prédio moderno e definitivo, prevendo a demanda crescente por atendimentos preventivos e tratamentos qualificados de crianças e adolescentes.
A notícia foi confirmada no dia em que a coordenadora do CIES apresentou o relatório 2024 e confirmou crescimento de 25% nos atendimentos do Centro em apenas um ano. “Nossa demanda é crescente e, apesar de todo esforço para terceirizar serviços e buscar novos profissionais, também não temos mais espaço”, resumiu Viviane Oliveira. Enquanto em 2023 foram cerca de 7.500 atendimentos, no último ano o número chegou a 9.366.
Dentre os principais atendimentos prestados às crianças e adolescentes com alguma dificuldade ou em busca de diagnóstico pela Escola estão: psicopedagogia (31,7%), pediatria (31,6%), psicologia (17,3%), fonoaudiologia (7,3%) e neurologia (6,4%). Dentre os encaminhamentos, a grande maioria, 69,9%, são do sexo masculino, e 30,1% feminino. Já a faixa etária é dividida em 38,9% de zero a cinco anos de idade, 41,5% de 6 a 9 anos e 25,6% de 10 a 15 anos.
O Espectro Autista é uma das principais preocupações, já que, a cada ano, são centenas de novos diagnósticos e diferentes níveis de acompanhamento e necessidades. De acordo com Viviane Oliveira, a grande demanda por atendimentos e novos diagnósticos é uma coisa boa, “pois significa que o Município tem se preocupado com a inclusão dessas pessoas, que estão sendo preparadas para o convívio em sociedade, o mercado de trabalho e outras atividades que, décadas atrás, muitas eram simplesmente marginalizadas sem nenhum tratamento ao longo das suas vidas“, destacou.
Sobre a nova sede, que será construída a partir de financiamento já aprovado pela Câmara de Vereadores, o local escolhido é o terreno do Município que abrigava o prédio do Centro de Atendimento a Doenças Infecciosas (Cadi), na rua 1º de Março, ao lado da atual escola do Senai.
“Além de dar melhores condições de atendimento e de trabalho aos nossos profissionais, tenho certeza que a nova sede vai atrair novos profissionais nesta área para Venâncio”, destacu o secretário Tiago Quintana. “Já vamos pensar ali na demanda futura. Pensar num prédio que possa abrigar também a expansão de serviços e unidades”, completou o prefeito Jarbas da Rosa.
Notícias relacionadas
Prefeitura de Santa Cruz divulga resultado preliminar do concurso da educação
O concurso foi realizado em dezembro de 2024
Levantamento indica destinos favoritos dos gaúchos nesse veraneio
Torres é a praia mais citada entre os entrevistados. Na sequência estão Capão da Canoa, Tramandaí, Arroio do Sal, Cassino e Cidreira
Sobe para 83 o número de pontos próprios para banho no Rio Grande do Sul
O serviço de balneabilidade é uma das ações da Fepam dentro do projeto Operação Verão Total
Miller Supermercados sorteia ganhadores da promoção Show de Prêmios; confira
A campanha distribuiu oito grandes prêmios entre os consumidores da rede em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz