Orientação é que a comunidade busque pontos com a presença de guarda-vidas
O Corpo de Bombeiros tem intensificado as ações de prevenção a afogamentos durante o verão. Na temporada, já foram mais de nove mil intervenções até o momento na região. O comandante do pelotão de Santa Cruz do Sul, tenente Angelo Dias Barros, destaca a importância da conscientização e da busca por áreas de banho com a presença de guarda-vidas.
LEIA TAMBÉM: IPVA mais caro de Santa Cruz supera R$ 33 mil; veja a lista dos maiores valores
“É o que a gente prioriza, que o pessoal vá para esses balneários que têm o serviço. Nós temos cinco pontos aqui: em Vale Verde, Monte Alegre; em Rio Pardo, Praia dos Ingazeiros, Santa Vitória e Porto Ferreira; e em Cachoeira do Sul, Praia Nova”, disse. O foco principal da atuação dos bombeiros tem sido na prevenção, utilizando estratégias como apitos, orientações e demarcações de áreas seguras.
O tenente Barros ressalta que a prevenção é a chave para evitar afogamentos e outros incidentes graves. “Antes que aconteça o afogamento, o guarda-vidas já vai lá e chama, orienta”, destacou. O comandante também alerta para os perigos naturais presentes em rios, lagos e cascatas, como pedras, tocos e galhos. Ele destaca a importância de verificar as condições dos locais de banho e de não se arriscar em áreas desconhecidas.
Ao discutir as práticas de segurança nas águas internas, o tenente explica que, ao invés das tradicionais bandeiras, são utilizadas demarcações de boias para indicar áreas seguras, e os banhistas são orientados a permanecer dentro dessas áreas delimitadas. “Uma dica muito importante que tem que ter é com crianças. Quando for criança, o cuidado é redobrado sempre. Um metro ou um braço de distância e orientar as crianças onde tomar banho. Já sair de casa com aquela ideia de prevenção”, colocou.
Fique atento – O Arauto Saúde desta semana amplia o tema. O material, com dicas de prevenção, será veiculado nas emissoras 95,7 e 90,5 FM, no Jornal Arauto, no Portal Arauto e nas redes sociais.
Notícias relacionadas

Sicredi Vale do Rio Pardo finaliza ciclo de assembleias com a realização da AGO
Processo democrático e transparente do modelo cooperativista acontece nesta sexta-feira (25), na sede administrativa em Santa Cruz do Sul

Reflexos da alma
Tempos atrás, em uma pequena vila distante, havia um lugar conhecido como a Casa dos Mil Espelhos. Um dia, um cãozinho alegre decidiu visitar. Subiu as escadas saltitando, com as orelhinhas em pé e o rabo abanando feito festa. Ao…

Arroio Sampaio, em Mato Leitão, recebe ações do programa Desassorear RS
Cascalhos que forem retirados serão usados nas estradas do município

Passagem de meteoro superbólido ilumina o céu na região; veja vídeo
Superbólido com magnitude superior a -17 foi visto em várias cidades gaúchas