Número de afogamentos tem aumentado nas últimas semanas
O Arauto Saúde esteve no Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul para conversar com o Tenente Ângelo sobre prevenção a afogamentos.
Temos observado nas últimas semanas situações de afogamentos. Quais são as dicas que vocês destacam para prevenção?
Queremos que as pessoas aproveitem o verão, os dias quentes, mas com segurança, de forma responsável, para que retornem aos seus lares. Agora, com o verão e a alta temporada, as pessoas se deslocam muito para ir ao litoral, Lá, os riscos são minimizados porque existem os guarda-vidas atuando ao longo das praias. Aqui, nas águas internas onde trabalhamos, uma dica muito importante para quem vai se banhar em rios, açudes, lagos e cascatas é buscar por locais onde exista o serviço de guarda-vida, o que consideramos essencial, além de nunca se banhar sozinho, sempre na presença de mais alguém. Outra questão para a qual chamamos a atenção é referente ao cuidado de não deixar a água ultrapassar o limite da cintura. Usamos um ditado que diz: “água no umbigo é sinal de perigo”. Ter alguém junto também é essencial. Num caso de emergência esta pessoa pode pedir socorro ou alcançar um galho, uma boia. Agora, jamais, sem conhecimento técnico ou profissional, tentar realizar esse salvamento. Em vez de uma vítima, a tentativa de salvamento pode vir a fazer duas.
Também pedimos para as pessoas evitarem o uso daquelas boias tipo colchão inflável, que passam uma falsa sensação de segurança, é preferível usar o colete salva vidas, as boias podem se soltar, furar e trazer riscos. Orientamos ainda que não sejam feitas brincadeiras de exibicionismo, que ultrapassem os limites físicos das pessoas, e nem simulações de afogamento, situações que possam confundir o guarda-vidas. Fazer uso de bebida alcoólica antes de entrar na água também é perigoso, álcool e água não combinam. O intervalo durante as refeições deve ser respeitado para evitar a congestão. Na região, temos cinco pontos com serviços de guarda-vidas. Em Vale Verde, o Balneário de Monte Alegre; em Rio Pardo, a Praia dos Ingazeiros; Santa Vitória e Porto Ferreira, e em cachoeira do Sul, a Praia Nova.