Na competição de clubes sub-20 mais importante do Brasil, atletas da região buscam o sonho de ser jogador de futebol
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é uma das grandes vitrines mundiais do futebol, chamando atenção de grandes clubes brasileiros e da Europa. Grandes talentos são anualmente revelados na competição, carinhosamente chamada de Copinha, na qual jovens atletas, de até 20 anos, são observados por olheiros de todo o planeta que viajam até São Paulo para acompanhar a competição.
Três jovens da região entraram nesta missão em 2023 para perseguir o sonho do profissionalismo. Em Mato Grosso do Sul, Ismael Machado, meio-campista de 16 anos, e Gustavo Reinicke, atacante que também possui 16 anos, dividem os gramados pelo União ABC. Eles chegaram ao centro-oeste no início de dezembro, graças à equipe IVO10, que lançou outros 13 atletas no centro-oeste para o clube sul-matogrossense, em uma parceria para chegar forte à Copinha. Já Paulo Cesar Hoffman, lateral direito/ponta, tem 18 anos e joga pelo Rosário Central, de Sergipe
Ismael
O jovem de 16 anos Ismael Machado conta que está realizando um sonho em São Paulo. “É uma experiência inesquecível. Sempre foi meu sonho jogar uma Copa São Paulo e hoje sinto que realizei ele”, conta o jogador. Contudo, ele explica que para atingir este objetivo, ele teve que abdicar de alguns momentos com a família. “Tive que fazer uma preparação intensa. Passei Natal, Ano Novo e outras datas muito longe de casa. Tudo tem um preço, tive que treinar e buscar meu espaço”, destaca.
A carreira em clubes de base para Ismael começou aos 14 anos, no Genoma, em Santa Cruz do Sul. Aos 15, optou por jogar futsal, pelo Korpus de Candelária.
Recentemente chegou no projeto IVO10, em Teutônia, onde as portas para uma carreira profissional começaram a se abrir. O sonho do atleta é a profissionalização e jogar em um clube de grande expressão, no Brasil e na Europa, ajudando família e amigos. Esbanjando empatia, Ismael também planeja ajudar os meninos da região a chegarem longe no futebol.
Gustavo
O colega de Ismael, Gustavo, conhecido pelo apelido Gustavinho, vê a Copinha como uma oportunidade. “É uma grande vitrine, ainda mais para mim, com 16 anos de idade.”, salienta o atleta. Ele conta que se preparou durante o ano todo, tanto fisicamente quanto mentalmente, e também relata a experiência longe da família durante o Ano Novo, focando na competição. O jovem enfatiza que a carreira começou nos clubes da região, como o Korpus Futsal em Vera Cruz e o Genoma em Santa Cruz do Sul. Mais tarde, já com empresário, passou a atuar pela equipe IVO10. Os planos para o futuro também passam pela profissionalização e pela busca de um grande clube, dentro ou fora do país.
Paulo Cesar
Paulo Cesar, de 18 anos, também vê a Copa São Paulo de Futebol Júnior como um dos grandes marcos da carreira. “É a maior competição de base do Brasil, meu sonho de criança era disputá-la. Estou confiante de fazer um bom campeonato e ir a um clube com maior estrutura”, comenta.
A preparação, assim como a dos outros jovens, teve início já em dezembro, com 40 dias de treinos. Mesmo realizando o sonho de disputar o certame, o jogador não pretende parar nesta competição. “O sentimento de disputar a Copinha é de um sonho realizado, mas sabendo que a competição serve de trampolim para que eu alcance meus objetivos dentro da profissão. Quem me conhece sabe as dificuldades que passei até aqui, mas sei que nas dificuldades que vou evoluir e chegar onde almejo. Hoje estou com a cabeça totalmente focada nesta oportunidade, que graças a Deus estou tendo” destaca.
O Rosário Central, equipe de Paulo, inclusive, enfrentou o Internacional de Porto Alegre. Em uma partida truncada, disputada e de muita chuva, o colorado acabou saindo superior, por 2 a 0.
Os três meninos acabaram sendo desclassificados com seus times. Avançando de fase ou não, a Copinha pode ser o grande impulso que a carreira destes e de outros jovens necessitam para se tornarem jogadores profissionais. Nomes como Endrick, Neymar, Raí, Falcão e Cafú são apenas alguns exemplos revelados na competição, atuais e do passado.
Notícias relacionadas
![Ceisc União Corinthians recebe o Botafogo neste sábado](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-16.55.29-1200x800.jpeg)
Ceisc União Corinthians recebe o Botafogo neste sábado
Em caso de vitória, equipe santa-cruzense pode chegar ao mesmo número de pontos do Brasília, na terceira posição
![“Posso dizer que Santa Cruz é a verdadeira Capital do Basquete”, diz experiente ala Marquinhos](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/unico.jpg)
“Posso dizer que Santa Cruz é a verdadeira Capital do Basquete”, diz experiente ala Marquinhos
Um dos maiores nomes do esporte no Brasil, atleta vai se aposentar ao fim da temporada
![Ceisc União Corinthians despacha o Vasco no Arnão](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/VIN-4348-1200x800.jpg)
Ceisc União Corinthians despacha o Vasco no Arnão
Equipe santa-cruzense fez grande segundo tempo e levou a melhor
![Ajusc promove treinamento em parceria com a Federação Gaúcha de Judô](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-19.04.34-1200x900.jpeg)
Ajusc promove treinamento em parceria com a Federação Gaúcha de Judô
Evento ocorre até o próximo sábado