Geral

Usina de asfalto da Sacyr vai ser instalada em Vera Cruz

Publicado em: 09 de dezembro de 2022 às 07:37 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:11
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação / Prefeitura de Vera Cruz
    compartilhe essa matéria

    Montagem da estrutura, na área de quatro hectares, deve iniciar entre janeiro e fevereiro do próximo ano

    Após um ano de negociações na região, a Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, deve assinar até o fim desta semana o contrato para instalação da usina de asfalto em Vera Cruz, em um terreno de quatro hectares, próximo à RSC-287. O local foi escolhido devido à logística e transporte do material, além de ser próximo de onde é retirado a matéria prima para composição do asfalto.

    Em entrevista ao Portal Arauto, o gerente de projeto da Sacyr, Javier Hidalgo Lopez, disse que as negociações foram positivas e os termos do contrato aceitos pelo proprietário do local. “Estamos tratando de questões da licença ambiental”, disse.

    A estrutura da usina vai ser com contêineres, apenas as fundações serão de concreto. A expectativa é de que a montagem inicie entre janeiro e fevereiro de 2023. “Acredito que no início de março o local já vai estar em condições de fabricar o asfalto”, elencou.

    Uma questão que preocupa o gerente de projeto é a oferta de mão de obra na região. “Vamos precisar de pedreiros, motoristas, operadores de máquinas e outros. Contamos com 40 funcionários nestes setores, mas está difícil de achar gente aqui na região. Vou precisar de quase 200 novos funcionários, não só para a usina, mas para a duplicação da rodovia, e estamos tratando para vir gente de outras partes do Estado”.

    Relembre: Prefeitura de Santa Cruz emite nota sobre instalação de usina de asfalto no Jardim Europa

    Instalação de usina vai agilizar processo de duplicação

    Com a instalação da usina de asfalto em Vera Cruz, os trabalhos para duplicação da RSC-287 também devem ser adiantados. Conforme Javier Hidalgo Lopez, as negociações estão avançadas  com os municípios, Governo do Estado, Secretaria de Meio Ambiente e Transporte e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para poder antecipar o início do processo de duplicação da RSC-287. “A previsão é iniciar entre Abril e Maio, no trecho compreendido por Santa Cruz, Venâncio Aires e Tabaí, depois seguimos para Novo Cabrais”.