Evento reúne cerca de 400 alunos, de 57 instituições de ensino do município
Nesta quinta-feira (9) está ocorrendo a Mostra Integrada da Educação. O evento, realizado no Parque da Oktoberfest, reúne cerca de 400 alunos, de 57 instituições de ensino municipais e conveniadas de Santa Cruz do Sul, para apresentar projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo pelos estudantes. A cerimônia oficial de abertura foi animada com a Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros, do interior do município.
Leia também: Artistas de Santa Cruz demonstram preocupação com atraso no lançamento de edital
Os trabalhos apresentados são de diversos campos de experiência e áreas do conhecimento. A mostra tem como objetivo fomentar o protagonismo estudantil, incentivando o desenvolvimento de projetos que visem soluções para problemas do cotidiano, a troca de aprendizagens entre estudantes, despertando neles a curiosidade e valorizando os seus saberes.
A educação infantil da rede municipal apresenta projetos desenvolvidos com crianças, promovendo o desenvolvimento socio-educacional desde a primeira infância. Também o pacto Santa Cruz pela Paz traz projetos socio-emocionais trabalhados por estudantes nos programas Seja e Cada Jovem Conta. A robótica entre escolas desafia os estudantes em competições que promovem o raciocínio biológico e criativo.
O secretário municipal da educação, Wagner Machado, destacou o trabalho desenvolvido durante todo o ano nas escolas, pelos servidores e estudantes. “Alunos e professores qualificados e competentes, que estão empenhados em tornar a escola pública um lugar mais próspero e acolhedor. Isso é uma parte de tudo que a escola pública de Santa Cruz, gratuita e de qualidade é capaz de oferecer”, afirmou.
O coordenador da 6ª Coordenadoria Reginal de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, frisou que a educação é o ponto principal para o desenvolvimento e a paz do mundo. “Os nossos professores e alunos têm dado um recado para o mundo: é possível, a partir das quatro áreas do conhecimento, dizer que este mundo tem sim solução. Isso depende de cada um de nós, precisamos colocar todo o aprendizado em prática. É necessário educar para transformar”, disse.
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, mencionou a importância do conhecimento para o desenvolvimento das crianças. Segundo a chefe do executivo, a educação vai além do papel e escrita, as diferentes atividades propostas também são extremamente importantes. “Aproveitem o tempo da escola, crianças. Perguntem, sejam curiosos e aprendam mais que o necessário. Tudo que puderem agregar de conhecimento, aproveitem. Isso faz a diferença no futuro. Esta mostra está demonstrando para a comunidade que os estudantes estão adquirindo muito saber”, salientou.
Oficina de Marcenaria
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus apresentaram os objetos desenvolvidos na Oficina de Marcenaria do educandário. O projeto, liderado atualmente pelo Professor Jaques Paranhos, ocorre há 28 anos e conta com alunos do 6º ao 9° ano da escola.
Os itens são feitos de materiais reaproveitados, fruto de doações que a Emef Menino Deus recebe, e vendidos para a comunidade. O valor arrecado com as vendas é revertido para a oficina, para que os jovens possam continuar desenvolvendo suas habilidades e realizando a atividade.
Santa Cruz do Sul: minha cidade tem histórias e memórias
Os pequenos alunos da Escola Municipal Educação Infantil Gente Miúda desenvolveram um projeto sobre Santa Cruz do Sul. Os estudantes visitaram pontos turísticos do município, estudaram sobre obras, animais, gastronomia, e confeccionaram, junto com as famílias, maquetes que representassem as histórias e memórias da Terra da Oktoberfest.
Notícias relacionadas
Associação de Jovens Empreendedores de Santa Cruz celebra 37 anos
Evento comemorativo foi realizado nessa segunda-feira e reuniu associados e parceiros
Há seis anos, O Agenciador é o endereço para negociar o seu carro
Empresários Fabiano Fidencio e Rafaele Butzke destacam trajetória da empresa que se consolidou no mercado santa-cruzense
Grupo Cindapa está com vagas de emprego abertas; saiba como se candidatar
Oportunidades abrangem diferentes áreas, como vigilância, portaria, pronto atendimento, monitoramento e comercial
Estado vai investir R$ 56 milhões em programa de qualificação profissional
Nos cinco anos de duração, estão previstos mais de 400 atendimentos e cerca de 12 mil alunos beneficiados