Entrada dos produtos no Brasil se dava pela fronteira noroeste do Rio Grande do Sul
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Houdini. É para desarticular um “esquema milionário de descaminho [desvio] de vinhos de origem argentina”. Segundo a PF, mais de 100 policiais federais estão executando oito mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.
Descaminho é a importação ou exportação de produtos permitidos pela legislação brasileira, mas sem o pagamento de tributos. A PF informou que está cumprindo ordens judiciais visando o bloqueio de veículos, bens imóveis e contas bancárias.
“A investigação teve início em 2022, a partir da apreensão de uma carga de vinhos oriunda da Argentina, no município gaúcho de Horizontina, internalizados no Brasil sem a devida documentação legal”, informou a Polícia Federal.
Mapeamento
Durante as investigações, policiais mapearam os principais integrantes da organização criminosa e identificaram que, de dezembro de 2020 a abril de 2022, o grupo movimentou mais de R$ 100 milhões.
Segundo a PF, a entrada dos produtos no Brasil se dava pela fronteira noroeste do Rio Grande do Sul, em embarcações que utilizavam portos clandestinos na margem brasileira do rio Uruguai para descarregar a mercadoria. Na sequência, o vinho era transportado para São Paulo e Bahia, onde era comercializado.
“Durante as investigações, foram realizadas oito apreensões vinculadas à organização criminosa, totalizando mais de 17 mil garrafas de vinho”, finalizou a Polícia Federal.
Notícias relacionadas
![Clínica Fernanda Angnes: novo espaço de saúde e bem-estar em Santa Cruz](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-05-at-20.54.04-1200x900.jpeg)
Clínica Fernanda Angnes: novo espaço de saúde e bem-estar em Santa Cruz
Empreendimento está localizado na Rua Carlos Trein Filho, número 1286
![Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Santa Vitória](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-17.31.13-1154x1200.jpeg)
Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Santa Vitória
Ação da Brigada Militar aconteceu nesta quinta-feira
![Rádio Revista – Rafael Koehler, Professor de Música](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/Rafael-Koehler-06022025-1200x900.jpeg)
Rádio Revista – Rafael Koehler, Professor de Música
Seleção busca violonistas para a formação da primeira Orquestra de Violões de Santa Cruz do Sul. O projeto idealizado pelo professor de música e maestro Rafael Koehler, o Finha, terá o primeiro encontro presencial na próxima sexta-feira, dia 14, no…
![Rádio Revista – Marta Nunes, Presidente da Sociedade Cultural e Beneficente União](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/Marta-Nunes-06022025-1200x900.jpeg)
Rádio Revista – Marta Nunes, Presidente da Sociedade Cultural e Beneficente União
Descida da Júlio será no dia 15 de fevereiro em Santa Cruz.