Polícia

Acusado de estuprar e matar menina de cinco anos em Lajeado vai a júri nesta quarta-feira

Publicado em: 09 de novembro de 2022 às 07:08 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:43
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto e Grupo Independente
  • Foto: Bombeiros/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Crime, que aconteceu no dia 4 de setembro de 2021, chocou a região

    Um caso policial de repercussão no Vale do Taquari terá desfecho nesta quarta-feira (09). Vai a júri o homem acusado de estuprar e matar Ágatha Rodrigues dos Santos, de apenas cinco anos. O crime, que aconteceu no dia 4 de setembro de 2021, às margens do Rio Taquari, em Lajeado, chocou a região e teve ampla repercussão na mídia estadual.

    O julgamento está previsto para começar às 13h. A acusação é de que o réu, que era conhecido da mãe da menina, convidou a criança para acompanhar ele até o supermercado, que ficava a 100 metros da casa. Por conta da demora para o retorno, a genitora reuniu outros conhecidos e o grupo a fazer buscas. O trabalho foi reforçado por uma guarnição da Brigada Militar minutos mais tarde.

    Os agentes viram, em determinado momento, o sujeito vindo da direção da barranca do Rio Taquari. Ele foi detido, com roupas molhadas e sujas de barro e com sinais de luta. Instantes depois, o policiamento localizou o corpo de Ágatha, nu e inconsciente, boiando nas águas do Taquari. A vítima foi encaminhada para atendimento no Hospital Bruno Born, mas faleceu horas mais tarde.

    O laudo feito pelos técnicos confirmou que a menina foi estuprada e arremessada com vida no rio que faz divisa entre Lajeado e Estrela. A causa da morte é asfixia por afogamento. As qualificadoras do crime apontadas e que devem ser colocadas em análise nesta quarta-feira (9) são recurso que impossibilitou defesa da vítima, asfixia por água, ação para assegurar impunidade do crime e feminicídio.