Geral

Empresa santa-cruzense trabalha na melhoria genética de equinos de todo o Brasil

Publicado em: 09 de setembro de 2024 às 16:09 Atualizado em: 10 de setembro de 2024 às 18:06
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Reprodução/Redes sociais
    compartilhe essa matéria

    Central de Reprodução Equina Elite Genética está localizada em Linha São José da Reserva, no interior do município

    O Dia do Médico Veterinário é celebrado nesta segunda-feira (9). Para comemorar a data, o Portal Arauto destaca a Central de Reprodução Equina Elite Genética, que atua na inseminação de éguas no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil. Localizada em Linha São José da Reserva, no interior de Santa Cruz do Sul, a Central iniciou suas atividades há aproximadamente três meses.

    Idealizada por Eduardo Fey, a Central trabalha na melhoria genética de equinos, unindo veterinária, saúde e tecnologia. O local oferece serviços que incluem acasalamento genético, compra e venda, cobertura, cotas, ventres e embriões. Conforme explica Fey, o principal objetivo da Central é promover a multiplicação genética, realizando a inseminação artificial das éguas. O garanhão – cavalo macho – utilizado no processo é escolhido pelo cliente, e o sêmen é coletado de outras centrais.

    A Central de Reprodução Equina Elite Genética opera com dois modelos de trabalho: um acompanhamento completo do animal por aproximadamente um ano, e outro de 45 dias, focado no início crítico da gestação, após o qual a égua é liberada para retorno à propriedade do responsável. Atualmente, a Central abriga 25 éguas, com capacidade máxima para 50 animais.

    Além disso, a Elite Genética trabalha com a transferência de embriões. Nesse processo, a inseminação é feita na égua doadora e, depois, o embrião é transferido para uma égua receptora, que irá gestar o embrião, em uma barriga de aluguel, até o nascimento.

    Ouça a entrevista completa: