Político esteve acompanhado do vice Gabriel Souza (MDB) na manhã desta sexta-feira e conversou com entidades
O candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Eduardo Leite, visitou Santa Cruz do Sul na manhã desta sexta-feira (9). O político esteve acompanhado do vice Gabriel Souza (MDB) e de candidatos a deputados estaduais e federais e lideranças políticas.
Durante sua fala o candidato elencou ações como reformas estruturais, as privatizações realizadas e empregabilidade no Estado. “Vamos seguir propositivos, falando com a comunidade e buscando construir soluções para o nosso Estado. Sabemos que não conseguimos resolver tudo, mas já é um Estado melhor nos últimos anos”, disse Leite.
A agenda de Leite no município se iniciou por volta das 11h. No auditória da Afubra, entidades locais e regionais entregaram um documento com reinvindicações. Entre elas, está a adequação do Aeroporto Luiz Beck da Silva, para que seja transformado em uma estrutura que possa atender os Vales do Taquari e Rio Pardo.
Confira demandas da região entregues ao candidato:
Candelária
- A conclusão dos 18 km da ERS-410 que liga Candelária com o entroncamento da ERS-403, rodovia que liga os municípios de Cachoeira do Sul e Rio Pardo. A obra é fundamental para o escoamento de toda a produção agrícola do município, além de ser de extrema importância para o comércio local.
Rio Pardo
- A construção de um terminal portuário no Rio Jacuí, em Rio Pardo. A proposta visa viabilizar o rio Jacuí como importante modal hidroviário para o transporte de produtos como tabaco, madeira e demais insumos para as indústrias da região. Além de melhor custo/benefício, o transporte fluvial é mais ecológico, fatores que impactam também na melhoria da competitividade das empresas sediadas na região.
Santa Cruz do Sul
- A adequação do Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Santa Cruz do Sul, transformando-o em aeroporto regional para atender os Vales do Taquari e Rio Pardo. A proposta visa possibilitar voos comerciais a São Paulo, entre outros destinos. Santa Cruz é o 7º PIB do Estado. No entanto, é a única cidade entre os 15 principais PIBs do RS que está a mais de 50 km (150 km) de um aeroporto com linhas para São Paulo.
Sinimbu
- Construção de uma ciclovia no trecho da RSC-471 entre Sinimbu e Santa Cruz do Sul. A ciclovia é necessária pelo alto volume de ciclistas e pedestres que usam o trajeto sem a devida segurança. Isso qualificaria a Rota Germânica, importante atração turística que liga Sinimbu a Santa Cruz.
Venâncio Aires
- Retomada das obras da ERS-244 trecho de 16,8 Km entre os municípios de Venâncio Aires e Vale Verde. No trajeto sem asfalto entre as duas cidades há ainda três pontes sem acesso, construídas há mais de duas décadas. A conclusão da obra é estratégica para impulsionar a economia regional, pois possibilitaria a criação de uma nova rota ligando os Vales do Rio Pardo e do Taquari à capital gaúcha e ao Porto de Rio Grande.
Vera Cruz
- Continuação da pavimentação da VRS 847, em Linha Henrique D’Ávila. Uma importante obra para a localidade, que aguardava há mais de 30 anos esta pavimentação. O município conseguiu, com recursos próprios, estaduais e de emendas parlamentares, dar início à obra no mês de julho, e pretende concluir 5,2km, de um total de 12km de estrada.
Perfil do candidato
Eduardo Leite foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022. Anteriormente, de 2013 a 2017, foi prefeito de Pelotas, cidade onde também foi vereador. Em 2018, o bacharel em Direito tornou-se o governador eleito mais jovem da história gaúcha.
Notícias relacionadas
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades