Cerca de 75% dos trabalhos de reconstrução já estão concluídos. Somente um sentido da rodovia poderá passar pelo trecho recém-construído
Os motoristas que trafegam pela ERS-129, no Vale do Taquari, já podem utilizar a rodovia no trecho entre Muçum e Vespasiano Correa. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) liberou o fluxo de veículos no quilômetro 88 graças ao avanço das obras de reconstrução do segmento — cerca de 75% dos trabalhos já estão concluídos.
Conforme a EGR, somente um sentido da rodovia — de Encantado até Vespasiano Corrêa e demais municípios — poderá passar pelo trecho recém-construído. O local recebeu reforço na sinalização e placas orientativas indicando a velocidade máxima de 30 km/h. No sentido contrário do tráfego, os motoristas que se deslocam de Vespasiano Corrêa a Muçum, Encantado e demais municípios utilizam o desvio provisório da rodovia.
Nesta etapa da obra, as equipes seguem trabalhando para preencher o talude com o material rochoso proveniente das detonações. A reconstrução da ERS-129 exige a utilização de 109 mil metros cúbicos de rochas, além da instalação de novo pavimento e estruturas complementares. O investimento é de R$ 8,84 milhões a partir dos recursos próprios da praça de pedágio da EGR e a previsão é concluir até o final de agosto.
De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a liberação facilitará a conexão da região do Vale do Taquari com os demais municípios do Estado. “O avanço das obras representa a retomada desta importante conexão para as comunidades e um dos principais corredores logísticos para o escoamento da produção e o transporte de cargas”, ressaltou.
Em função das obras que prosseguem, a estatal poderá bloquear a rodovia a qualquer momento. Nesses casos, o fluxo será remanejado para o desvio na rodovia e pela Linha São Luís, estrada que recebeu melhorias na pavimentação e manutenção no restante do trecho.
Desmoronamento e desvios
No dia 2 de maio, um desmoronamento causado pelas fortes chuvas destruiu totalmente mais de 100 metros de extensão, 45 metros de profundidade, 60 metros de largura na base da ruptura e 16 metros de pistas de rolamento e acostamento no quilômetro 88 da ERS-129. Em menos de 15 dias, a EGR construiu um desvio emergencial ao lado da rodovia. Além disso, pavimentou três quilômetros e promoveu melhorias na estrada vicinal da Linha São Luís, que também é utilizada como desvio.
Plano Rio Grande
A ação integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.
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