Política

Vereador sugere criação de creche para idosos em Santa Cruz

Publicado em: 09 de agosto de 2022 às 16:56 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 08:23
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Câmara de Vereadores
  • Foto: Divulgação / Freepik
    compartilhe essa matéria

    Jair Eich pretende retomar projeto e destacou que sugestão foi apresentada para a prefeita

    O vereador Jair Eich (Progressistas) destacou na tribuna da Câmara de Vereadores que pretende retomar o projeto de criação de uma creche para idosos. Ele destacou que é uma ideia que já apresentou para a prefeita Helena Hermany, mas que pretende encaminhar para a Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte.

    Segundo ele é possível criar espaços para acolher para que as pessoas de certa idade em que a família não pode dar o suporte e a atenção, em função da correria diária. “Iremos levar essa indicação para que o governo estude a possibilidade de implantação no município”, disse.

    Outra indicação que pretende fazer é para que o município adira ao conceito do programa Cidades Inovadoras. Segundo Jair Eich, trata-se de um programa em nível mundial, iniciado em Barcelona e que no Brasil apenas 15 cidades estão participando. “Em minhas viagens ouvi que a cidade de Passo Fundo está participando desta iniciativa e inclusive vai levar um grupo de cinco alunos para Barcelona, na Espanha”, cita.

    A expressão Cidade Educadora passou a ser usada em 1990, ano em que foi realizado, em Barcelona, o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Seus princípios fundamentais foram sintetizados e atualizados em 2004, após diversos congressos e debates, em documento chamado Carta das Cidades Educadoras.

    Entre os princípios da Carta, está o de que todos os habitantes poderão usufruir das oportunidades de formação, desenvolvimento e entretenimento ofertadas, com igualdade e liberdade.

    No Brasil, apenas 15 cidades brasileiras estão inscritas na Associação Internacional de Cidades Educadoras: Belo Horizonte (MG), Campo Novo do Parecis (MT), Caxias do Sul (RS), Itapetininga (SP), Jequié (BA), Porto Alegre (RS), Santiago (RS), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São Paulo (SP), São Pedro (SP), Sorocaba (SP), Vitória (ES) e Passo Fundo (RS).

    A ideia do vereador Jair Eich é que, por meio da Secretaria de Educação, o município faça a adesão ao programa.