Geral

Morte de Bernardo Kaufmann comove Vera Cruz

Publicado em: 09 de agosto de 2017 às 09:27 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:21
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Professor, que recebeu em junho Título de Cidadão Vera-cruzense, faleceu nesta quarta-feira, aos 79 anos

    A quarta-feira (9) começou enlutada para a família de Bernardo Francisco Kaufmann, que no mês de junho, durante o aniversário do município, recebeu o Título de Cidadão Vera-cruzense. O professor, nascido em 15 de março de 1938, passou por uma cirurgia no coração no fim do mês passado. O procedimento correu bem, mas complicações apareceram nos últimos dias. Kaufmann não resistiu e faleceu nesta quarta-feira, na UTI do Hospital Santa Cruz, aos 79 anos. O velório inicia às 11h30min no Centro Cultural Esportivo Juventude, de Linha Henrique D’ávila. O sepultamento está marcado hoje à tarde, às 17 horas, no Cemitério São José, de Linha Henrique D’ávila, no interior de Vera Cruz.

    A FAMÍLIA DE BERNARDO
    Filho de agricultores, Bernardo era casado com Adélia Cecília Steffens. Do matrimônio, nasceram Sandra e Leandro, que é casado com Cira Kaufmann. Cira foi candidata a prefeita de Vera Cruz nas últimas duas eleições. Hoje, é diretora do 18º núcleo do Cpers/Sindicato. Bernardo também deixa três netos: Leticia, Isadora e Gustavo. 

    A VIDA DE BERNARDO
    Desde o final da década de 50, Bernardo atuou como professor. Suas atividades profissionais iniciaram na Escola Rural Isolada de Albardão, em Rio Pardo. Depois do casamento, mudou-se para Linha Henrique D’Ávila e começou a trabalhar na Escola Jacob Blész. Foi ali que se aposentou, em 1986. Durante sua passagem pelo educandário, Bernardo, com o apoio da esposa e também professora Adélia, transformou a escola em um local de referência na comunidade. Em Vera Cruz, ele também foi presidente do Centro Cultural e Esportivo Juventude, secretário municipal e vereador em duas legislaturas.