Projetos de incentivos sustentáveis foram aprovados pelos vereadores. Regra deve passar a valer em 2021
Santa-cruzenses que investirem em sistemas fotovoltaicos para a captação energia solar, terão desconto no IPTU. Isso porque foram aprovados dois projetos de incentivos sustentáveis que garantem o benefício, na sessão da Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (8). Após sancionado pelo executivo, a vantagem passa a valer para os carnês a partir de 2021.
A votação, no entanto, dividiu os vereadores. Como foram consideradas demandas "idênticas", a primeira a ser votada foi a do vereador Alex Knak (MBD), pelo tempo de ingresso na pauta, conforme o regimento interno. O projeto de Executivo entrou em votação na sequencia.
O "Santa Cruz Sustentável", de Alex Knak, prevê desconto no IPTU de até 35% para quem investir em instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia solar ou instalar um sistema de captação de água da chuva. A matéria ainda ganhou uma emenda de plenário do vereador Alberto Heck (PT), que prevê um desconto gradativo, conforme a adoção das medidas. O projeto teve a aprovação de 9 vereadores, e votos contrários de Licério Agnes, Guiomar Rossini Machado, Francisco Carlos Smidt, Solange Finger, André Scheibler, Ari Thessing e Alceu Crestani.
Já o projeto do Executivo, o "Santa Cruz Solar", prevê incentivo em forma de desconto no IPTU de até 6%, para casas e comércios que investirem em sistema de captação de energia solar. A demanda foi aprovada com 9 votos favoráveis, votos contrários de Alberto Heck, Mathias Bertram, Zé Abreu, Hildo Ney Caspary, Alex Knak, Bruno Faller e abstenção de Edmar Hermany.
Demais projetos aprovados
Ainda foram aprovados o projeto que autoriza o custeio e despesas e concessão de benefícios aos médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil; a denominação de vias públicas do Loteamento Eucaliptos, de autoria do vereador Hildo Ney Caspary, com emenda do próprio autor e do vereador Zé Abreu; e de autoria do vereador Francisco Carlos Smidt, a denominação de via pública de Rua Vereador Hildo Caspay.
Notícias relacionadas

Câmara aprova projeto que autoriza naming rights em Santa Cruz; veja exemplos brasileiros
Uma das principais sugestões é utilizar o mecanismo para financiar melhorias em locais como o Ginásio Poliesportivo Arnão

Prefeitura de Santa Cruz aplica novas penalidades a empresas por descumprimento contratual
Empresas terão três anos de impedimento para firmar novos contratos com o Município

Câmara aprova oito projetos na sessão dessa segunda-feira
Em regime de urgência foi aprovado projeto de lei que abre crédito no montante de R$ 203.535.98 para custear despesas da Secretaria da Saúde

Prefeitura de Venâncio Aires conclui sindicância sobre colchões adquiridos na enchente
Relatório atesta que não houve desvio de materiais nem prejuízo aos cofres públicos