Política

Santa-cruzenses que optarem por energia solar terão desconto no IPTU

Publicado em: 09 de julho de 2019 às 10:31 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 13:42
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Solled Energia
    compartilhe essa matéria

    Projetos de incentivos sustentáveis foram aprovados pelos vereadores. Regra deve passar a valer em 2021

    Santa-cruzenses que investirem em sistemas fotovoltaicos para a captação energia solar, terão desconto no IPTU. Isso porque foram aprovados dois projetos de incentivos  sustentáveis que garantem o benefício, na sessão da Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (8). Após sancionado pelo executivo, a vantagem passa a valer para os carnês a partir de 2021.

    A votação, no entanto, dividiu os vereadores. Como foram consideradas demandas "idênticas", a primeira a ser votada foi a do vereador Alex Knak (MBD), pelo tempo de ingresso na pauta, conforme o regimento interno. O projeto de Executivo entrou em votação na sequencia.

    O "Santa Cruz Sustentável", de Alex Knak, prevê desconto no IPTU de até 35% para quem investir em instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia solar ou instalar um sistema de captação de água da chuva. A matéria ainda ganhou uma emenda de plenário do vereador Alberto Heck (PT), que prevê um desconto gradativo, conforme a adoção das medidas. O projeto teve a aprovação de 9 vereadores, e votos contrários de Licério Agnes, Guiomar Rossini Machado, Francisco Carlos Smidt, Solange Finger, André Scheibler, Ari Thessing e Alceu Crestani.

    Já o projeto do Executivo, o "Santa Cruz Solar", prevê incentivo em forma de desconto no IPTU de até 6%, para casas e comércios que investirem em sistema de captação de energia solar. A demanda foi aprovada com 9 votos favoráveis, votos contrários de Alberto Heck, Mathias Bertram, Zé Abreu, Hildo Ney Caspary, Alex Knak, Bruno Faller e abstenção de Edmar Hermany.

    Demais projetos aprovados

    Ainda foram aprovados o projeto que autoriza o custeio e despesas e concessão de benefícios aos médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil; a denominação de vias públicas do Loteamento Eucaliptos, de autoria do vereador Hildo Ney Caspary, com emenda do próprio autor e do vereador Zé Abreu; e de autoria do vereador Francisco Carlos Smidt, a denominação de via pública de Rua Vereador Hildo Caspay.