A ação que defendeu a constitucionalidade da lei foi apresentada pela OAB
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a validade da lei que reserva a negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos na administração pública federal direta e indireta, no âmbito dos Três Poderes. A decisão foi unânime.
O julgamento teve início em maio, quando o relator do caso no STF, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela constitucionalidade da norma. Em seu voto, o relator afirmou que a Lei de Cotas (12.990/2014), embora crie uma vantagem competitiva para um grupo de pessoas, não representa nenhuma violação ao princípio constitucional da igualdade.
Barroso considerou, entre outros fundamentos, que a lei é motivada por um dever de reparação histórica decorrente da escravidão e de um racismo estrutural existente na sociedade brasileira. “É uma reparação histórica a pessoas que herdaram o peso e o custo social e o estigma moral, social e econômico que foi a escravidão no Brasil e, uma vez abolida, entregues à própria sorte, sem condições de se integrarem à sociedade”, argumentou.
A ação que defendeu a constitucionalidade da Lei de Cotas foi apresentada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Notícias relacionadas

Após processo no Tecnounisc, Santa Cruz conta com nova operadora de telefonia móvel
Empreendimento se coloca como alternativa a empresas tradicionais já existentes no mercado

Pantano Grande inicia Campanha do Agasalho em bairros e localidades; veja o cronograma
Comunidade também terá acesso a outros serviços envolvendo a Assistência Social

Instalado comitê que vai fiscalizar duplicação da RSC-287
Grupo formado por prefeitos, vereadores e órgãos estaduais já pressionou por entrega de projeto da ponte do Arroio Grande, em Santa Maria

Assunto Nosso – Paulo Trincks e Reinaldo Kucharski
O programa Assunto Nosso dessa edição contou com a presença de Paulo Trincks e Reinaldo Kucharski. O tema debatido foi a possível criação do Conselho da Cultura Alemã em Santa Cruz do Sul e a realização do encontro de mulheres…