Ação tem previsão de início ainda no mês de junho e contemplará mais de 300 procedimentos
A Secretaria Municipal de Saúde de Sinimbu deu início à organização de um mutirão especial para zerar a fila de espera de exames de imagem eletivos, como ecografias, endoscopias, colonoscopias e ressonâncias magnéticas, que estavam represadas desde o início de 2024. A iniciativa integra o compromisso da atual gestão em garantir maior agilidade no diagnóstico e tratamento da população usuária do SUS.
O mutirão tem previsão de início ainda no mês de junho e contemplará mais de 300 exames, todos previamente agendados e realizados junto aos prestadores credenciados ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Para definir os trâmites da ação, o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Dupont, junto com o setor de regulação da secretaria, reuniu-se com a coordenadora do Cisvale, Lea Vargas, reforçando a parceria para agilizar os atendimentos.
Os exames serão agendados seguindo rigorosamente a ordem da lista de espera dos pacientes que deram entrada nas solicitações até abril de 2025. Para garantir a efetividade dos agendamentos, a Secretaria de Saúde solicita que os pacientes fiquem atentos aos contatos telefônicos a partir de junho. As convocações ocorrerão por meio de ligações, mensagens de texto ou de voz, utilizando os números de telefone informados no momento da solicitação do exame. É fundamental que os pacientes não percam o chamamento para garantir a realização do procedimento.
O setor de regulação também informa que, já em 2025, houve ampliação das cotas de exames conforme o orçamento da saúde, justamente para dar maior vazão às filas de espera. Com esse esforço concentrado, a expectativa é eliminar a demanda reprimida e proporcionar mais agilidade no diagnóstico e tratamento dos usuários do SUS de Sinimbu, fortalecendo a rede de atenção e cuidado à saúde.
O Secretário de Saúde Fabiano Dupont, ressalta os desafios que os municípios enfrentam para solucionar a questão das filas de espera, e, destaca a grande importância de ações como estas. “Esta iniciativa vai diminuir o sofrimento de centenas de pessoas, que estão há muito tempo sofrendo há espera de um exame”, frisa Fabiano.
Notícias relacionadas

MEI RS Calamidades 2 tem inscrições abertas para atingidos pelas enchentes de 2024
Medida á válida para quem não teve acesso a recursos oriundos do Estado

Trecho da Estrada Velha estará interrompida na próxima semana
Previsão é que o local fique bloqueado até a sexta-feira

RSC-287 é liberada na noite desta sexta-feira em Novo Cabrais
Transbordamento do Arroio Barriga em decorrência das fortes chuvas cobriu o desvio provisório construído

Morador relata alagamentos após obras de revitalização do Calçadão
Durante a madrugada desta sexta-feira, por volta das 4h, o prédio registrou inundações na garagem, saguão e nos primeiros andares