Polícia

Fernando Sodré deixa chefia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul

Publicado em: 09 de maio de 2025 às 11:50
  • Por
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução/Instagram
    compartilhe essa matéria

    Mudança ocorre pós desgaste com delegacia especializada no atendimento às mulheres

    O delegado Fernando Sodré não é mais chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O cargo será assumido pelo atual subchefe, delegado Heraldo Chaves Guerreiro. As mudanças foram anunciadas na manhã desta sexta-feira (9) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

    Conforme reportagem do G1, Sodré informou que irá se manifestar por nota. Ele assumiu o comando da Polícia Civil em fevereiro de 2023 e foi o primeiro negro a ocupar o cargo em mais de 180 anos da instituição.

    A troca no comando ocorre após reportagens de veículos da capital afirmava que mais de 300 mulheres vítimas de violência doméstica desistiram de formalizar ocorrência em razão da demora para o registro.

    Durante o feriado de Páscoa, entre 17 e 21 de abril, dez feminicídios foram registrados. Nenhuma das vítimas tinha medida protetiva vigente, segundo a polícia. Os números fizeram com que o governo disponibilizasse uma ferramenta online para mulheres que sofreram violência doméstica poderem solicitar proteção judicial pela internet.

    Quem é o substituto

    Natural de Mostardas, Heraldo Chaves Guerreiro é delegado da Polícia Civil desde 1992. O ingresso na instituição aconteceu 10 anos antes, em 1982, como investigador.

    Em 2000, foi titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM) de São Leopoldo. Também atuou como titular das delegacias de polícia de Xangri-lá, Atlântida do Sul, Capão da Canoa e Mostardas.

    De 2011 a 2021 foi diretor da 23ª Delegacia de Polícia Regional (DPRI) de Capão da Canoa. Em março de 2021 passou a comandar o Departamento de Polícia do Interior (DPI). Em 2022, foi empossado como secretário da Segurança Pública Adjunto na gestão do então secretário Vanius Cesar Santarosa.