programa inclusivo

CNH Social beneficiará 3 mil pessoas de baixa renda no RS; saiba como participar

Publicado em: 09 de maio de 2025 às 10:37 Atualizado em: 09 de maio de 2025 às 11:03
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira e seguem até o dia 10 de julho

    O governo do Estado lançou, na última quinta-feira (8), mais uma edição do programa CNH Social, que vai beneficiar 3 mil pessoas com a primeira habilitação ou adição de categoria. A ação visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e impulsionar o mercado de trabalho, que enfrenta escassez de motoristas, especialmente na área de transporte de cargas.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, explicou que, segundo as entidades de transportadores, o estado possui 5 mil vagas em potencial para direção. “O programa é uma janela de oportunidade, de inclusão produtiva e transformação de vidas de pessoas que, a partir da oportunidade de terem a sua habilitação, ou adicionar uma habilitação, possam acessar o mercado de trabalho de forma mais fácil, gerando autonomia para a vida”, afirmou.

    Serão beneficiários do programa pessoas com mais de 18 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) de políticas sociais, com renda familiar de até três salários mínimos. As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (12) e seguem até o dia 10 de julho, no site ou em Centros de Formação de Condutores (CFCs).

    Caso o número de inscritos exceda o de vagas disponíveis, será realizado um sorteio por meio do sistema Nota Fiscal Gaúcha. O investimento total do programa é de aproximadamente R$ 14 milhões.