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Santa Cruz busca receber capacitação dos guardas municipais por agentes do Estado

Publicado em: 09 de maio de 2018 às 20:11 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:19
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
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    Medida visa reduzir custos, já que atualmente, Município precisa terceirizar o serviço de capacitação

    Nesta quarta-feira (9), representantes da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte de Santa Cruz do Sul estiveram reunidos em Porto Alegre com o secretário adjunto da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Everton Oltramari, além de equipe do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). O objetivo era tratar sobre a capacitação das guardas municipais.

    De acordo com o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany, a intenção da visita foi solicitar que o Município seja o primeiro a receber o auxílio do Estado para a realização da capacitação dos guardas municipais, a qual é feita anualmente. Apenas no ano passado, por exemplo, para capacitar 71 guardas, foi necessário um investimento de cerca de R$ 180 mil.

    ECONOMIA

    A capacitação, de acordo com o secretário, deve representar uma economia para o Município, justamente porque passaria a ser feita por agentes do Estado, os quais dão treinamento para policiais militares. Até então, o Município precisa terceirizar esse serviço e contratar profissionais para oferecerem a capacitação. “Ao mesmo tempo que é uma economia para o Município, é um ganho no sentido de qualidade da capacitação, porque conseguimos incluir outras disciplinas que, até então, não estavam na matriz curricular de formação da Guarda”, explica. Ainda acrescenta:  “Talvez seja preciso uma contrapartida do Município, mas bem menor que os R$ 180 mil”.

    ENTENDA

    A capacitação oferecida pelo Estado é algo que surgiu com o sistema integrado entre os municípios, o qual foi lançado ano passado pelo Governo.  Trata-se de um protocolo de cooperação entre as forças de segurança. “O Estado tem um interesse na ampliação da atuação das guardas municipais, até pela deficiência dos efetivos da Brigada Militar e da Polícia Civil”, comenta Hermany.

    Segundo ele, a Guarda Municipal tem a função de auxiliar os órgãos de segurança, mas, com o protocolo criado, se amplia a atuação da Guarda.

    Nos próximos dias, a Secretaria Estadual de Segurança deve dar um retorno ao Município se de fato Santa Cruz será o primerio a receber a capacitação, visto que outras cerca de 30 cidades  do Rio Grande do Sul também contam com Guarda Municipal. 

    COMO FUNCIONA?

    A capacitação consiste em aulas teóricas e práticas de tiros. Trata-se de capacitação para uso de arma de fogo e a mesma é necessária para manter o porte de arma dos guardas municipais. Por este motivo é feita anualmente. Caso isso não ocorra, o guarda pode perder o porte de arma.