SANTA CRUZ

Prefeitura promete mais rigor na fiscalização do contrato da Corsan

Publicado em: 09 de abril de 2025 às 08:00
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    Prefeito Sérgio Moraes assinou nesta terça-feira (8), decreto instituindo o Grupo de Apoio à Fiscalização

    A gestão do contrato mantido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Aegea Corsan deverá passar por uma condução mais rigorosa por parte da Administração Municipal a partir de agora. O prefeito Sérgio Moraes assinou nesta terça-feira (8), decreto instituindo o Grupo de Apoio à Fiscalização, com a participação de técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Obras e Infraestrutura e de Planejamento e Mobilidade Urbana, que vai atuar em sintonia com a empresa e com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst) para garantir o cumprimento das questões contratuais e também melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

    De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Prissila Bordignon, haverá um maior sincronismo entre a Corsan e a prefeitura, que vai passar a acompanhar mais de perto as obras realizadas na cidade, a fim de que os serviços entregues à comunidade estejam a contento. Somente de janeiro deste ano, quando assumiu a nova administração, até este mês de abril, verificou-se redução de 39% nas queixas de falta de água nos bairros. O mesmo, segundo ela, é esperado com relação aos problemas decorrentes da abertura de ruas para consertos na canalização. “O município não pode ser omisso, não pode ser pego de surpresa, precisa saber onde estão ocorrendo as intervenções, até para poder cobrar a execução de um serviço bem feito”, disse.

    Embora a Corsan tenha uma equipe terceirizada de calceteiros para os serviços de reposição de pavimento, a qualidade ainda está muito aquém do aceitável e as reclamações são constantes. Com a instituição do grupo, o cronograma de obras deverá ser construído em conjunto com a prefeitura, que vai acompanhar tudo de perto para que a população não seja prejudicada. As reuniões do grupo serão quinzenais e uma vez por mês com a participação da Corsan.