Anthony de Lima Almeida não conseguiu vagas em hospitais da região; caso foi registrado em Frederico Westphalen
Morreu na madrugada desse domingo (7), em Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul, um bebê que nasceu prematuro no sábado (6). Anthony de Lima Almeida esperava por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, mas não conseguiu vagas em hospitais da região.
Anthony nasceu com 32 semana de gestação. Maria Eduarda de Lima Gonçalves, mãe do bebê, chegou ao hospital com complicações, mas teve alta na tarde de segunda-feira (8). A Polícia Civil já instaurou um inquérito para investigar. O caso é tratado com urgência. O pai da criança foi ouvido, e funcionários do hospital também devem prestar depoimento.
A administração do Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen, responsável pela solicitação de leito de UTI junto ao Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) do estado, disse que o procedimento foi realizado quando analisaram as condições do recém-nascido. Ainda conforme o hospital, a equipe foi orientada pelo estado a fazer contato telefônico com hospitais de referência pediátrica na região para agilizar o processo. No entanto, os dois hospitais que poderiam receber o bebê não tinham leitos disponíveis.
Leia também: Polícia Civil investiga desaparecimento de menino de 12 anos em Venâncio Aires
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu uma nota falando sobre o caso. Leia o texto na íntegra:
"A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) informa que, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a todos os pacientes que aguardam por atendimento e seguem o devido processo técnico de regulação, não pode fornecer dados sobre casos específicos. Pacientes que necessitam de atendimento especializado são regulados conforme avaliação técnica de profissionais de saúde do município de origem e da Central de Regulação. É esta avaliação que determina as prioridades, a situação de saúde e as condições de transporte do paciente, entre outros critérios. Dessa forma, é possível definir o momento adequado e seguro para a realização de procedimentos e transferência de pacientes"
Notícias relacionadas
Brigada Militar deflagra Plano Tático Operacional no Vale do Rio Pardo
Ocorreram barreiras nos Bairros Santa Vitória, Dona Carlota e área central, com 60 pessoas abordadas, dois veículos autuados e 3 autos de infrações confeccionados
Policiais de Santa Cruz auxiliam em operação contra o tráfico de drogas em Santa Maria
Foram apreendidas drogas, armas, carregadores, munições, veículos e R$ 45 mil
Corpo de Bombeiros atende incêndio em vegetação no Bairro Santa Vitória
Sinistro ocorreu na Avenida Davi Severo Manica
Brigada Militar prende dois homens por tráfico de drogas em Rio Pardo
As ocorrências ocorreram durante uma operação do Plano Tático Operacional