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Procon Santa Cruz alerta sobre golpes em pacotes de viagens no verão

Publicado em: 09 de janeiro de 2025 às 15:33
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: PREFEITURA DE PORTO VELHO/DIVULG
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    Segundo Marcelo Estula, é essencial contratar sempre empresas reconhecidas no mercado

    Com a chegada do verão, muitas pessoas aproveitam para planejar viagens a destinos turísticos, especialmente para praias. No entanto, o coordenador do Procon de Santa Cruz do Sul, Marcelo Estula, deu um alerta aos consumidores sobre golpes envolvendo pacotes de viagens que não se concretizam.

    Segundo o coordenador, é essencial que os consumidores tomem precauções ao adquirir passagens aéreas e pacotes turísticos. Em entrevista ao Grupo Arauto, ele apontou que o órgão recomenda cautela ao realizar compras, contratando sempre empresas reconhecidas no mercado e buscando referências. “Mas ninguém está livre de acontecer algum imprevisto, de ter algum cancelamento ou situação que vai acabar acontecendo no transcorrer da prestação daquele serviço”, disse.

    Nessas situações de irregularidades, os consumidores têm o direito de buscar o Procon para registrar reclamações. Ele explicou que o órgão atua diretamente com as empresas envolvidas, buscando soluções como a entrega do serviço contratado ou a compensação de outra forma.

    Ainda, Estula afirmou que em casos que envolvem vários fornecedores, todos são considerados responsáveis pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim, o cliente tem o direito de exigir solução de todos os envolvidos. “Se o consumidor contratou seu pacote em uma agência da cidade, mas o problema foi com a companhia aérea, a agência aqui também é responsável por aquela venda e negociação do serviço”, ressaltou.

    O coordenador destacou também que o setor de viagens conta com legislações específicas, e cada caso deve ser analisado individualmente para identificar os direitos do consumidor. Ele reforçou a importância das pessoas ficarem atentas e procurarem o órgão caso enfrentem problemas. “O Procon pode aturar na busca desses direitos que foram infringidos. Então, a gente está sempre aberto para orientação dos consumidores e também para encaminhamento das nossas notificações, quando for o caso, para resolver essas situações”, concluiu.

    Ouça a entrevista completa: