Número é o maior dos últimos três anos
Um trabalho de meses destruído por um fogo de minutos. Assim se resume a história de 15 produtores de tabaco que tiveram estufas queimadas nesta safra nos municípios de Vera Cruz e Vale do Sol. O número de registros neste ciclo é o maior dos últimos três anos. E ainda pode aumentar. Isso porque faltam colher cerca de 5% do tabaco plantado em Vera Cruz e 30% em Vale do Sol.
De acordo com o Grupo de Bombeiros Misto de Vera Cruz, que atenderam a essas ocorrências, foram dez chamados de fumicultores da Capital das Gincanas e cinco de Vale do Sol. A primeira queima de estufa desta safra foi no dia 21 de outubro do ano passado, em Dona Josefa. O tabaco, armazenado em 120 grampos, foi totalmente queimado. Depois, já no dia 24, outro forno pegou fogo em Linha Emília, no interior de Vale do Sol. Toda a estrutura da estufa elétrica foi atingida, assim como o tabaco armazenado.
O último registro de incêndio dos Bombeiros de Vera Cruz foi no domingo, dia 7. Em Linha Andréas, 420 varas de tabaco secavam na estufa quando o fogo iniciou. Com a ação da corporação dos Bombeiros, nem todas foram perdidas para as chamas.
EM NÚMEROS
Se a comparação de registros de estufas queimadas for feita com as últimas três safras, a que está encerrando foi a que mais registros teve. Foram 15, contando os dois municípios. Na safra 2016/2017, os Bombeiros atenderam 14 chamados. E em 2015/2016 foram 11. As causas são das mais variadas e, muitas vezes, acabam sem a certeza do que deu origem ao fogo.
A matéria completa você lê na edição impressa do Jornal Arauto desta sexta-feira.
Notícias relacionadas
Há mais de 10 anos, a Viva é referência na gestão de condomínios
Empresa santa-cruzense atende a mais de três mil unidades habitacionais tendo a presença e relação de proximidade como sua marca
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede